13/05/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Quem definiu o dia 13 de maio como Dia do Automóvel no Brasil? Essa pergunta é fácil de responder: Getúlio Vargas, presidente do País na época. Ele assinou o Decreto nº 24,224, de 11 de maio de 1934, e um dos objetivos era justamente popularizar a chegada dos automóveis no País.
Mas quem Getúlio gostaria de homenagear com essa data? Aí é uma questão um pouco mais complexa e vamos abordar no vídeo abaixo.
Existem três versões diferentes que explicam o Dia do Automóvel no Brasil. A primeira diz que essa seria uma homenagem para Bertha Benz, esposa de Karl Benz. Ele foi um dos responsáveis pela criação da Mercedes-Benz em 1924, mas bem antes disso, em 1886, Karl foi um dos criadores do primeiro carro comercializado do mundo, o Benz Patent-Motorwagen.
Leia mais:
+ Audi A3 Sedan e Sportback em pré-venda a partir de R$265 mil
+ Alerta: as 24 vias de SP que reduziram o limite para 40 km/h
+ VW apresenta seu primeiro esportivo elétrico
Para facilitar para nós, o modelo também ficou conhecido como Motorcar. Bertha aproveitou o seu “possante” de menos de 1hp (era só 0,9hp com 400 rpm) para fazer a primeira viagem de longa distância de automóvel, com objetivo de mostrar que ele era confiável.
A experiência deu certo e ela viajou por três dias, mas se engana quem imagina que ela precisou abastecer no posto de combustível. A “gasolina”, ou melhor, a benzina foi adquirida na farmácia para que ela rodasse pela Alemanha junto com seus dois filhos.
A segunda teoria sobre o Dia do Automóvel é que a data resgata a história da primeira rodovia asfaltada do Brasil, que liga o Rio de Janeiro com Petrópolis, a cidade imperial.
A rodovia foi inaugurada em 13 de maio de 1926 e vale lembrar que na época o Rio era a capital do País. A estrada tinha aproximadamente 66 km de extensão e atualmente ela faz parte da BR-040, que liga Belo Horizonte ao RJ.
Outra teoria é que o Dia do Automóvel celebra a produção do Belcar, o primeiro modelo de passeio no Brasil. Produzido pela Vemag (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A), o veículo tinha motor 1.0 Sofunge de dois tempos.
A primeira unidade do Belcar foi produzida em 1958, ou seja, 24 anos após a data em homenagem aos automóveis ter sido criada por Vargas.
O fato é que o Dia do Automóvel foi criado para marcar esse processo de urbanização do Brasil, que atualmente é um dos 10 países que mais produzem automóveis no mundo.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro