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Como surge o carro antes do carro

Conheça os caminhos de um automóvel desde a prancheta a até sua garagem

27/07/2012 - Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Apesar de o Brasil não contar com nenhuma montadora 100% nacional desde a falência da Gurgel, em 1995, isso não significa que os nossos engenheiros não estão ocupados. Desde a década de 1970, com o VW Brasília, o País sempre contou com projetos exclusivos, pensados, desenvolvidos e vendidos aqui e também no exterior. VW Gol, Fox, Chevrolet Celta, Ford Ecosport e Fiat Uno são exemplos do que a criatividade nacional pode criar.

Qual é o caminho que o carro percorre desde a folha em branco a até o produto pronto? A trilha é longa e pode levar mais de dois anos para que um modelo novo chegue às ruas. Luiz Alberto Veiga, diretor de design da Volkswagen ainda explica que atualmente, o processo é mais ágil que no passado. "Com a ajuda dos computadores, tudo está mais rápido. Depois que o projeto está aprovado, não há mais margem para erros ou mudanças. Com as fórmulas matemáticas, o mundo virtual torna o processo mais preciso".
 
 
 
 
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  • Passo 1 - a ideia
  • Passo 1 - a ideia Passo 2 - o desenho

    O desenho não é feito "à mão livre". Um dos desafios da equipe é conseguir captar a essência da ideia para o carro sem deixar de lado a identidade da marca, como explica Veiga. "Um VW precisa parecer simples e funcional, enquanto um Audi tem de ser visionário e exclusivo". Esse pensamento se estende por todas as marcas do grupo VW e é por isso que o Gol atual remete a vários carros da marca, desde o Fox a até o Passat.

    No Brasil, a Volkswagen possui 70 profissionais na área de design que dividem seu tempo entre o Brasil e a matriz na Alemanha. Além disso, também analisam o que já é feito na concorrência para saber a realidade atual do mercado." /> Passo 2.2 - Package Passo 3 - o modelo em

    Nessa parte do processo, a equipe de engenharia avançada e a diretoria da empresa começam a dar dicas de como o carro deve ficar. Por exemplo, uma peça com detalhes muito complexos vai ser difícil de fabricar. É aí que a equipe de engenharia interfere para tornar o desenho possível na realidade. 

    Dos 15 modelos que chegaram até o "clay", cerca de três passam para o tamanho real, já pintado e com algumas peças de acabamento, como lanternas, maçanetas e rodas. "Nessa fase, o protótipo já está bem parecido com o produto final", complementa Veiga. 

    Este último modelo em argila ainda passa pelos primeiros testes em túnel de vento para conferir a aerodinâmica da carroceria. Por exemplo, se o modelo apresentar pouca sustentação no eixo traseiro em velocidade, pode-se mexer no assoalho ou adicionar um aerofólio para tornar a carroceria mais segura. Outra vantagem desse estudo pode ser visto no novo Gol: as pequenas aletas externas nas lanternas traseiras não são enfeite: servem para não deixar acumular sujeira na parte de trás do carro." /> Passo 4 - voltando ao mundo virtual

    Chegou a hora do investimento mais pesado, pois são encomendados os maquinários que farão o carro. Cada máquina pode levar até 18 meses para ser produzida. A partir daí, nada pode mudar." /> Passo 5 - aguçando os sentidos
    Nenhum item é aprovado sem que a equipe de design dê ok. Até mesmo os bancos, que contam com um grupo separado para os tecidos, entram nessa fase. "Esses caras são verdadeiros alfaiates", diz Veiga. "Eles transformam o tecido, que é plano, em algo com formas e relevos."

    Chegou a hora, então, de levar o resultado para o VRC, ou Centro de Realidade Virtual, como é conhecida na Volkswagen a sala que projeta imagens tridimensionais do modelo. Para quem é leigo, até parece que já se trata do produto pronto." /> Passo 6 - o primeiro modelo de interior Passo 7 - testes na rua
    "Não dá pra fazer tudo no computador. Realizamos testes de 'vida acelerada'", explica Veiga, referindo-se ao modo como que os protótipos são conduzidos para verificar a durabilidade dos componentes. Hoje, com a ajuda da computação, dificilmente são encontradas falhas, mas, mesmo assim, são realizados crash-tests para ter certeza de que, em caso de acidente, nada interfira na segurança dos ocupantes." /> Perfil do designer

    A faixa etária da equipe é de 25 a 30 anos e é a juventude que importa. "Preferimos alguém sem experiência, mas com vontade para dar um novo 'ar' às ideias", conta o diretor. Além disso, os profissionais são incentivados a ficar por dentro do que está rolando no mundo da música, arte e até da moda, para captar a essência para seu próximo carro, muito antes de você saber o que vai querer comprar na concessionária." />
     
 
Os designers não acordam no meio da noite com uma ideia para um carro novo. A origem geralmente passa por sugestões dos próprios consumidores da marca ou de tendências que a área de marketing da montadora identifica. São observados também resultados de pesquisa de campo com compradores em potencial, além do estilo de vida dessas pessoas, para adiantar o que o consumidor vai querer em alguns anos.
 
 
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