entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como funciona o sistema de rastreamento de caminhões?

Dados de telemetria evitam contratempos e trazem economia para quem gerencia as frotas

25/09/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Os sistemas de rastreamento veicular estão longe de ser uma novidade no mercado, mas essa tecnologia está cada vez mais completa e auxilia muito as atividades de quem gerencia frotas.

É comum pensarmos que o principal objetivo dos rastreadores é evitar roubos e auxiliar na recuperação do veículo. Mas de médio a longo prazo, esse acaba sendo apenas mais um dos benefícios de ter este acessório, que na verdade possui dezenas de utilidades.

Funcionamento do rastreador

O funcionamento é relativamente simples: o rastreador é um equipamento físico instalado no veículo e, graças a antena GPS, ele pode fazer a comunicação com os satélites e a rede GSM, sinal usado pelas operadoras de celular para tráfego de dados.

Em síntese, o rastreador se comunica com o satélite, transfere as informações para uma nuvem através da GSM e, em seguida, é possível acessar os dados do sistema de rastreamento pelo computador ou smartphone.

Os rastreadores atuais não são capazes de fazer apenas o M2M (máquina para máquina), que é a comunicação entre o objeto plugado no veículo e o servidor, mas também aproveitar informações mais amplas de telemetria.

Leia mais:
+ 5 dicas para o caminhão enfrentar bem o inverno
+ VW e-Delivery: o 1º caminhão elétrico produzido no Brasil
+ Caminhão vazio precisa parar em posto fiscal?

O que é telemetria?

A telemetria nada mais é do que a medição de dados remotamente, ou seja, com ela é capaz de obter diversas medições do veículo, identificando se ele está com a porta aberta, se realizou freadas bruscas, efetuar controle de velocidade, consumo, verificar nível do tanque de combustível etc, tudo pelo smartphone ou computador.

É algo que é comum vermos nas corridas, mas que atualmente ajuda a economizar no gerenciamento de frotas.

Motivos para ter um rastreador de veículo:

- evita uso indevido do veículo

- redução de gastos

- aumenta a produtividade

- melhor qualidade nas estratégias e gerenciamento

- mais atividades com menos veículos: agiliza o trabalho e pode garantir mais entregas

Outras funcionalidades dos rastreadores:

Cerca eletrônica

O gestor pode determinar um perímetro no mapa em que toda vez que seu caminhão entrar ou sair daquela área previamente estabelecida, ele automaticamente receberá uma notificação no celular.

Fiscalização do odômetro

O odômetro fica no painel do veículo, mas esse controle de quilometragem pode ser efetuado por quem não está dirigindo. Com ele é possível gerar relatórios de quilometragem e outras análises por período.

É possível verificar qual motorista rodou mais com o veículo, efetuar cálculos de consumo de combustível e até bloquear o seu funcionamento em caso de alguma atividade suspeita.

O preço de um rastreador varia bastante, entre R$ 50 até R$300, dependendo do nível da telemetria e tecnologia do acessório. O retorno financeiro costuma ser imediato para quem trabalha com vários veículos. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.