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Como fica Ford sem Fusion, futuro do Ka e volta do Maverick

Agora focada em SUVs e picapes, Ford encerrará aos poucos a carreira de seus modelos de passeio

14/05/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Ford está reduzindo drasticamente sua linha de modelos no Brasil e no mundo. Depois de matar Fiesta e Focus (e suas variantes sedãs) no ano passado, a marca do oval azul decidiu encerrar a carreira do Fusion por aqui antes do final do ano. Mas como fica o futuro da Ford sem todos esses modelos? E o Ka, o que restará dele?

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Depois do conceito global One Ford não ter dado tão certo quanto a marca queria, os planos da montadora norte-americana se voltaram para os SUVs e picapes. Prova disso é que, até mesmo nos EUA onde vendia muito bem, o Fusion morrerá até o final do ano. Focus e Fiesta tiveram por lá o mesmo destino que no Brasil e a linha ficou mais enxuta.

Como é a Ford hoje

Com a aposentadoria de Fusion, Focus e Fiesta, abriu-se um buraco gigantesco em preço entre os modelos nacionais (Ka, Ka Sedan e EcoSport) para os importados (Edge e Mustang), tendo ainda a Ranger nesse entremeio, mas voltada a outro público.

Para se ter uma noção do tamanho do buraco hoje na linha Ford, o EcoSport começa em R$ 69.990 e o mais caro chega a R$ 108.990, enquanto o Edge ST (versão única) parte de R$ 319.930. São R$ 210.940 de diferença entre eles para cobrir, faixa antes parcialmente preenchida pelo Fusion.

A Ranger nesse meio tem preços entre R$ 134.790 e R$ 205.990. Nas bases a Ford tem o Ka hatch entre R$ 48.380 e R$ 71.390, enquanto o Ka Sedan circula entre R$ 53.590 e R$ 76.140. Já o aspiracional Mustang, modelo mais caro da Ford no Brasil, custa R$ 354.990.

Como será a Ford amanhã

Focada na lucratividade, a Ford quer investir em segmentos que dão resultado e rentabilidade, ou seja, SUVs e picapes. Por conta disso cortou os sedãs e modelos de vendas baixas (Fiesta e Focus). O Ka ainda resiste porque vende muito bem, sendo segundo ou terceiro carro mais vendido do Brasil com constância.

No entanto, o Ka fez sucesso apenas no Brasil. Na Europa não durou três anos, enquanto na Índia, mesmo reestilizado, não vai tão bem quanto o esperado. É bastante provável que a atual geração seja a última e receba apenas mais um facelift para esticar sua vida ao máximo que a Ford conseguir.

Um SUV subcompacto com menos de quatro metros de comprimento (por conta das legislações indianas) e preço baixo deverá ser o derradeiro substituto do Ka. Esse modelo deverá usar a mesma plataforma do Ka e conviver com ele por alguns anos, já que será um pouco mais caro, aumentando a lucratividade da Ford.

Com isso, o EcoSport precisará crescer. Apesar de não ter feito sucesso na Europa, onde agora enfrenta o fogo amigo do Puma, o EcoSport de terceira geração deverá crescer para enfrentar os rivais Honda HR-V, Jeep Renegade, Nissan Kicks e VW T-Cross em pé de igualdade. Não se sabe ainda se manterá o estilo parrudo ou ficará mais esportivo.

Para preencher a lacuna entre EcoSport e Edge, a Ford já tem pronto o Territory. A ser importado ainda em 2020 da China, o modelo será rival do Jeep Compass em suas versões de entrada, oferecendo muitos equipamentos e visual inspirado no Land Rover Evoque. Esse será o primeiro substituto indireto do Fusion.

O segundo modelo a tomar o lugar do cultuado sedã será o Escape Hybrid. Com plataforma de Focus, o modelo já foi lançado na Argentina e competirá diretamente com o Toyota RAV4 e as versões diesel do Compass. Seu preço deverá ficar perto da casa dos R$ 200 mil, oferecendo tecnologia e pouco consumo de combustível como suas armas.

Para diminuir o buraco entre Edge e Escape, a Ford tem pronto o Bronco Sport. O modelo tem porte um pouco maior que o do Compass e visual bastante parrudo, voltado para o off-road. Será um modelo importante para a imagem da marca no Brasil. Ele ainda não foi lançado nos EUA, mas é bastante aguardado.

Mas a grande cartada da Ford no Brasil está no retorno de Maverick. Antes cotado para batizar o Bronco Sport, o nome será usado por uma picape. Será estranho no começo falar a Maverick, não o Maverick, já que o modelo sempre foi um cupê esportivo e agora será uma picape.

Com a nova Ford Maverick, a marca quer brigar diretamente com a Fiat Toro, oferecendo uma picape monobloco de porte intermediário, permitindo à Ranger ganhar alguns centímetros no comprimento da próxima geração, que já está em gestação.

Com isso, a linha Ford será constituída em um futuro não tão longo por Ka, Ka Sedan, SUV de 4 metros, terceira geração do EcoSport, Territory, Escape Hybrid, Bronco Sport, Edge ST, Mustang, além das picapes Maverick e Ranger. Há grandes chances também de a tão desejada F-150 chegar ao país, tanto na versão Raptor quanto em variantes regulares.

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