26/07/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Quando lemos que um carro costuma comportar 300, 400 ou até mais litros no porta-malas você pode ter pensado pelo alguma vez: “como é que eles fazem essa conta?”. A resposta poderia ser: “enchendo de água, oras”, mas não é bem assim que o negócio funciona.
Como o porta-malas é um dos principais itens de interesse na hora de decidir qual veículo o consumidor vai comprar, a medição é feita da mesma forma por todas as montadoras, mesmo que a capacidade do compartimento seja bastante variada de acordo com o modelo e marca.
A métrica utilizada para definir o espaço de um porta-malas é o seu volume e a medição utiliza-se de um método amplamente difundido no mercado, que é o sistema VDA.
De acordo com os especialistas da Chevrolet, a medição é feita com blocos de volume de um litro cúbico e esses itens não podem interferir no processo de abertura e fechamento da tampa ou da cobertura móvel do bagageiro.
Os blocos precisam ter o volume de um litro de capacidade cúbica, portanto a montadora coloca esses bloquinhos no compartimento de carga e após a contagem é determinada a litragem final.
Para se ter uma ideia visual do procedimento, a Chevrolet levou os modelos Onix (hatch) e o Onix Plus (sedã) ao Campo de Provas da GM, em Indaiatuba (SP). O compacto acomodou 303 blocos de um litro no porta-malas, enquanto o sedã recebeu 500 blocos, definindo assim os números oficiais em litros.
Com qual porta-malas eu vou?
No mercado brasileiro é nítida a preferência atual por hatches e SUVs compactos, basta vermos os 10 carros mais vendidos do 1º semestre. Essa tendência faz com que as montadoras também costumem divulgar a capacidade de litragem com os bancos traseiros rebatidos.
Já os sedãs, mesmo que em baixa nas vendas, ainda garantem um amplo espaço interno para passageiros e, na maioria das vezes, um porta-malas generoso em capacidade.
Como organizar melhor a carga no porta-malas?
De acordo com os estudos da Chevrolet, uma boa organização das bagagens dentro do porta-malas pode deixar as viagens muito mais tranquilas.
Entre as dicas, a mais interessante é posicionar as cargas mais pesadas na base, distribuindo-as sobre o eixo das rodas, garantindo a melhor dinâmica veicular e evitando que a frente do carro e os faróis empinem.
Se as cargas tiverem densidade semelhante, prefira acomodar aquelas de maior volume primeiro, encaixando objetos menores depois. O peso total, somando passageiros e bagagem, não pode superar o máximo recomendado para o veículo
Para conferir o teste completo da Chevrolet, assista o vídeo:
E aí, qual você prefere? A versatilidade dos hatchs e SUV ou os sedãs espaçosos? Deixe seu comentário nas nossas redes sociais.
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