04/07/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Qual motorista nunca passou pela situação de pensar que pode ter cometido uma infração de trânsito e tomado uma multa?
Muitas vezes ficamos esperando para ver se a multa chega em casa (o que diversas vezes não acontece pois não há multa), mas poucos sabem que é possível verificar pela internet se há alguma multa em nosso nome antes mesmo da notificação chegar.
O Governo Federal possui um sistema chamado “Portal de Multas de Trânsito”, localizado no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde o usuário precisa entrar com os dados do veículo, como placa e Renavam, para verificar se há alguma infração naquele carro. O serviço é gratuito para qualquer cidadão brasileiro.
Através do Portal de Multas de Trânsito, é possível verificar se o carro possui multas, bem como obter a descrição completa da infração, com informações sobre data, horário e local. O sistema também permite emitir a Guia de Recolhimento da União (boleto da multa) e acompanhar fases e prazos do processo administrativo.
Outra possibilidade de se consultar multas é através do telefone, já que o DNIT disponibiliza um número para quando o site está fora do ar. Trata-se do 61 3315 4000. Porém, o atendimento tem horário limitado entre 9h e 17h, sempre de segunda a sexta-feira.
Há ainda o email multas@dnit.gov.br, por onde também é possível verificar se o veículo possui alguma infração.
Mas e se eu sofri a multa em outro veículo que não é meu?
Infelizmente, apenas com um documento como o CPF, não é possível consultar se há multas em um carro que não é o seu, mas aliado com outros documentos, a pesquisa funciona. Para isso, é necessário ir até a unidade do Detran de seu estado munido também da CNH.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro