22/12/2020 - Renato Bellote / Fotos: Renato Bellote / Fonte: iCarros
Já comentamos aqui na coluna sobre o período próprio de 1976 a 1990 quando as importações foram proibidas no Brasil. Nessa época nenhuma peça ou acessório podia entrar por nossas fronteiras, o que acabou criando a necessidade de algo novo e totalmente nacional.
Mais sobre carros clássicos:
+ Motor turbo tem vida útil mais curta?
+ Visitamos a maior coleção de foras-de-série do Brasil
+ Passat Dacon 821: modelo fora-de-série
Os modelos fora-de-série marcaram época, seja pelo estilo, criatividade ou acabamento, que sempre foi um item bem trabalhado pelos construtores. A Glaspac se destacou justamente por conta do conjunto de coisas. Fundada em 1961 trazia tudo isso com grande qualidade.
A história do Cobra começou na década de 60 com Carroll Shelby. Ele teve a ideia de pegar um clássico roadster britânico, o AC, e colocar um big block de 7 litros. A brincadeira deu certo e logo sua criação estava andando rápido nas pistas e conquistando vitórias. A criação da versão norte-americana veio na sequência.
O Cobra chegou às lojas no início dos anos 80. Ele trazia o consagrado design da versão original, com destaque para detalhes de acabamento e construção da fibra de vidro. Sob o capô o escolhido foi o motor Ford V8 com 4,9 litros e 199 cv.
Guiar o clássico é voltar no tempo. A sensação de mesclar o som único do motor de oito cilindros com o vento nos cabelos e essa noção de liberdade faz dele um dos foras-de-série mais emblemáticos do período. Voltamos na próxima semana com mais uma história. Até lá!
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro