Confira as mudanças pelas quais passou o modelo nestes 40 anos de história
27/04/2012 - Anelisa Lopes / Fonte: iCarros
Lançado em 1972, o Honda Civic chegou à nona geração em 2012. No Brasil, o sedã foi importado em 1992 e passou a ser fabricado na planta da Honda em Sumaré (SP), em 1997. Nestas quatro décadas de história, o modelo passou por várias transformações, algumas delas bem radicais. A última delas foi em 2006, quando surgiu em uma proposta para lá de futurista. Não foi à toa que passou a líder do segmento de sedãs médios no mercado brasileiro depois de permanecer cinco anos atrás do eterno rival Toyota Corolla. O New Civic, como foi batizado, manteve o posto de primeiro lugar em 2007 e 2008. No final de 2011, passou por uma atualização e ganhou novos equipamentos, mas manteve a mesma identidade criada seis anos atrás.
1 | 9
1 - 1972 - 1979
Após fundar uma montadora que iniciou sua produção com bicicletas, motos e carros pequenos, Soichiro Honda pensou em desenvolver um modelo mais potente para os padrões da época. À primeira vista, o primeiro Civic estava mais para um Fiat 147 que para um sedã familiar. Era equipado com um motor de 1,2 litro de 60 cv e tinha um câmbio automático de duas velocidades. A linha contava com duas versões: hatch e três volumes. A carroceria era praticamente a mesma; diferenciava-se apenas pelo número de portas e pelo fato de o vidro, no segundo caso, não subir com a tampa do bagageiro. A primeira geração já começou a ser vendida nos Estado Unidos.