05/06/2024 - Por Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Fonte: iCarros
Avaliamos o novo Chevrolet Bolt EUV 2024 e o principal ponto positivo deste carro é a sua autonomia. Rodamos com o SUV elétrico por mais de uma semana e a experiência foi bem positiva, mesmo guiando na estrada, ponto que ainda é o principal desafio a ser vencido pela maioria dos carros elétricos.
O Bolt EUV está disponível por R$ 279.990, mas a Chevrolet tem oferecido descontos, dependendo do formato de pagamento. Também chamado de “Bolt SUV”, ele tem bateria de 66 kWh e seu motor elétrico gera 203 cv de potência e 36,7 kgfm de torque. É o mesmo motor do Bolt EV e ele pode fazer de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos.
A autonomia do Bolt EUV é de 377 km, de acordo com a medição do INMETRO. Nós rodamos bastante na estrada com este carro e atestamos que ele de fato roda mais de 300 km com uma carga na estrada e na cidade pode passar facilmente dos 400 km.
Chevrolet Bolt: Design
Diferentemente do Bolt EV, o irmão SUV tem faróis separados, com as luzes diurnas na parte superior e o farol principal, de facho alto e baixo, fica posicionado um pouco abaixo. O logotipo da Chevrolet é pintado em preto, tanto na dianteira, quanto na traseira e também no interior do carro.
As rodas do Bolt EUV são aro 17 polegadas e a traseira tem lanternas interligadas por uma faixa preta, lembrando bastante o que vemos no VW Nivus. O porta-malas comporta 462 litros e ainda tem uma divisória interessante para acomodar as bagagens.
Interior do Bolt EUV
A cabine do Bolt EUV é muito espaçosa, inclusive o espaço dos bancos traseiros parece até maior do que o dos bancos dianteiros. Como não há o túnel central elevado, o passageiro do meio vai muito bem acomodado.
O painel do Bolt EUV traz um acabamento de boa qualidade, mesclando material macio ao toque, preto brilhante, além de outros detalhes cromados. O painel de instrumentos de 8 polegadas é totalmente digital e o mais interessante dele é a medição da autonomia, com um gráfico de quilometragem mínima e máxima que o carro conseguirá atingir.
A central multimídia é de 10,2 polegadas e ele vem com o sistema MyLink da Chevrolet, com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem necessidade de fios. Logo abaixo está localizado o ar-condicionado digital, entre outras funções.
O console central tem o seletor de marchas por botão, além de freio de estacionamento eletrônico e o acionamento do botão One Pedal, em verde, que auxilia a regeneração da bateria do carro nas frenagens. Neste modo, assim que o motorista retira o pé do acelerador, o carro já começa a frear e, consequentemente, regenerar a bateria.
A cabine ainda tem teto solar panorâmico, som da Bose, banco do motorista com regulagem elétrica, carregador de celular por indução, volante e bancos dianteiros com aquecimento, além de entradas USB dos tipos A e C. Sentimos falta apenas de entradas USB na parte traseira, além de saídas de ar para a segunda fileira de assentos.
Bolt EUV: Segurança e sensação ao dirigir
O pacote de segurança do Bolt EUV é completo. São 10 airbags de série, além de receber piloto automático adaptativo, com controle de frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de saída de faixa com correção no volante.
O Bolt EUV é um carro indicado para a família, que preza pelo conforto, tem boa suspensão e, em uma análise mais pessoal, muitas vezes acabei esquecendo que estava dentro de um carro elétrico. Além da fácil condução e boas retomadas, outra experiência positiva foi o ótimo isolamento acústico do carro.
Mesmo com o Bolt EUV fora de linha nos EUA, ele não deixa de ser um carro elétrico bem interessante para o mercado brasileiro. O difícil é a forte concorrência das marcas chinesas, como BYD e GWM, que chegam com preços bem competitivos para seus SUVs elétricos.
Medidas do Bolt EUV
4.306 mm de comprimento
2.675 mm de entre-eixos
1.770 mm de largura
1.616 mm de altura
462 litros de porta-malas
pneus 215/50 R17
Preço sugerido de venda: R$ 279.990
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro