entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Carros de Cinema: Mini Cooper é ligeiro nas perseguições

O darling inglês participou de documentário dos Beatles, filme vencedor de Oscar, mas ele gosta mesmo é de cenas de ação

29/05/2022 - Alexandre Kacelnik/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Em 1968, com o pega entre o Mustang de Steve McQueen e o Dodge Charger dos bandidos pelas ladeiras de San Francisco, que abriu esta série, Bullit subiu o sarrafo das perseguições automotivas do cinema a um nível que parecia inalcançável.    

Pois não é que em 1969, uma produção britânica rodada em Turim, Um Golpe à Italiana (The Italian Job), usou de muita criatividade e um carro ultra versátil, o Mini Cooper, para filmar uma fuga que incluiu saltos entre edifícios, descida de escadas a mil, passagens por túneis apertados, e também entrou na história do cinema de ação.   

Nesse filme, Charlie Crocker (Michael Caine) comanda um plano mirabolante para roubar um carro forte lotado de barras de ouro, transportadas, tendo em seu encalço a polícia e os mafiosos italianos, em três Minis.  

Curioso é que quando Um Golpe à Italiana foi lançado, o Mini já era o darling da Swinging London, muito mais pela sua simpatia do que pelas qualidades de carro de fuga: em 1966, Brian Epstein, o empresário, deu um Mini a cada Beatle. George Harrison personalizou o seu, um vermelho ousado, com temas da mitologia indiana, e o resto do mundo conheceu essa obra de arte no documentário The Magical Mystery Tour, de 1967.  

+ Carros de Cinema: Fusca é estrela nacional e internacional

Vale lembrar que embora o Mr. Bean do comediante Rowan Atkinson pareça muito mais careta e antigo que os Beatles, ele chegou à TV apenas em 1990, e o Mini mais usado pelo personagem é um modelo Mark III 1974, com motor 1.0 de 34 cavalos.  

O Mini original, que chegou às ruas em 1959, saiu de fabricação em 2000, quando a marca inglesa foi adquirida pela alemã BMW e os carros totalmente modernizados – e aumentados, tanto em tamanho quanto em potência. Isso é notável na refilmagem de The Italian Job, de 2003, que no Brasil se chamou Uma Saída de Mestre, onde o bando liderado agora por Mark Wahlberg empreende fuga Los Angeles.  

Se os Minis dos primeiros filmes tinham cavalaria de dois dígitos, esses primeiros da BMW já usavam motores turbinados que os faziam passar de 200 cavalos, e para as próximas produções já existem disponíveis Minis com dez vezes mais cavalos que o do Mister Bean.  

O Mini ainda acelerou forte em dois filmes de 2002: Identidade Bourne, onde o piloto era o espião vivido por Matt Damon tresloucado pelas ruas de Paris. E em Austin Powers e o Homem do Membro de Ouro. Aqui, Myke Miers (Powers) faz seus caronas - a namorada Foxxy Cleopatra, vivida por ninguém menos que Beyoncé, além de...Michael Caine, aquele de Um Golpe à Italiana, que dessa vez é pai do agente secreto – viverem fortes emoções.  

Bem longe das confusões, o Mini mostra que só é pequeno por fora em A Teoria de Tudo (2014), que conta a história de Stephen Hawking. Na perua Morris Mini-Traveler, uma versão alongada do Morris Mini original, viajam mulher, filho, o físico britânico e sua cadeira de rodas. Eddie Redmayne, no papel de Hawkings, ganhou o Oscar de Melhor Ator. 

Mas parece que o Mini gosta mesmo é de ação. Em sua última grande participação no cinema, em 2015, ele é perseguido pelo Pac Man na ficção científica Pixels, que tem como estrela Adam Sandler.  

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.