12/06/2022 - Alexandre Kacelnik/ RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O fato de ser um clássico em cartaz desde 1953, hoje com fábrica e museu só para ele em Bowling Green, Kentucky, e de ser talvez o esportivo mais icônico da história da indústria americana, já faria do Chevrolet Corvette presença garantida nas produções de Hollywood. E para isso também ajudou o investimento da GM.
Desde o modelo de primeira geração, visto em no policial noir A Morte num Beijo (Kiss Me Deadly), de 1955, lá está ele, em filmes de ação, comédias, de tudo um pouco.
Teve até dois filmes com seu nome estreando no mesmo ano, 1978: Stingray (por aqui Perseguição Perigosa), e Corvette Summer (Um Carro, um rapaz, uma Garota). E foi o carro de corrida de Elvis Presley em Amor à Toda Velocidade (Viva Las Vegas), de 1964.
Mas se formos buscar um diferencial para o Corvette no cinema, certamente ele está em suas aparições em produções de ficção científica, animações, enfim, em versões em que não aparece como os modelos de rua das oito gerações encontradas nas concessionárias através das oito últimas décadas.
+ Mercedes-Benz apresenta novo GLC e SUV deve vir ao Brasil
Aí podemos começar com uma polêmica. Seja no Brasil ou no exterior, há publicações que juram que o Relâmpago McQueen, estrela de Carros (Cars), franquia da Pixar-Disney que começou em 2006, é um Corvette C6. Outros juram que o personagem é inspirado no Mazda RX8, e a treta está configurada, até porque, diferentemente de outros personagens como a namorada Sally Carrera, que é um Porsche até no nome, McQueen não declara marca.
No início de 2009, no Salão do Automóvel de Chicago, a grande estrela do estande da GM foi um protótipo de Corvette criado especialmente para brilhar em Transformers, a Vingança dos Derrotados (Transformers: Revenge of the Fallen), lançado no verão do hemisfério norte naquele ano. O espetacular Vette foi inspirado no Stingray 1959.
+ Lexus RX perde V6, mas acelera mais rápido
Em Capitão América 2: O Soldado Invernal (Captain America: The Winter Soldier), de 2014 a agente da Shield Natasha Romanov, também conhecida como Viúva Negra e interpretada por Scarlett Johansson, pilota um Corvette Stingray, que sem tuning usa um V8 6.2 aspirado de 460 cavalos.
Saindo do mundo de ficção científica, mas de certa forma sem sair, porque vamos falar de um ator-símbolo desse estilo, em O Último Desafio (The Last Stand, 2013), um xerife cansado vivido por Arnold Schwarzenegger persegue em seu humilde Camaro o ultra-preparado Corvette ZR1 do bandido interpretado por Eduardo Noriega. O filme tenta provar que o braço do piloto também conta, o que nesse caso de disparidade entre os carros, seria quase uma ficção.
Para finalizar, a Warner Bros anunciou que a Barbie, best seller da Mattel e da Hot Wheels, (que vende Corvettes rosas com ou sem a boneca há muito tempo), que já esteve nas telas como desenho animado, vai chegar ao cinema em live-action em 2023. A atriz australiana Margot Robbie vai encarnar a boneca mais famosa do mundo pilotando um modelo vintage-elétrico baseado num modelo dos anos 50.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro