entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Carro holandês é o mais rápido do mundo em curvas | Calmon

Donkervoort D8 GTO-JD70 é o primeiro carro de rua do mundo a superar a barreira de aceleração lateral em curvas de 2 G

21/07/2020 - Fernando Calmon / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Provavelmente você nunca ouviu falar dessa marca holandesa de automóveis especiais. Ela foi fundada em 1978 por Joop Donkervoort, na pequena cidade de Lelystad, Países Baixos (atualmente o nome oficial da Holanda). Todos os poucos carros são vendidos sob encomenda por uma força de trabalho de apenas 25 funcionários. O modelo atual D8 GTO é um biposto com estilo estranho que remete a carros do passado. Já usou motores Ford, agora Audi.

Em homenagem aos 70 anos do fundador (daí suas iniciais JD-70), a marca resolveu construir apenas 70 unidades de uma série especial. Eles afirmam com seriedade que é o primeiro automóvel de rua do mundo a superar a barreira de aceleração lateral em curvas de 2 G (o dobro da aceleração da gravidade, de 9,8 m/s2).

Para se ter ideia do que é superar 2 G em curvas, um Fórmula 1 alcança entre 3 G e 4 G. Algumas fontes estimam que essa aceleração lateral já foi de 7 G a 8 G. Neste caso significa que o piloto tem que desenvolver uma supermusculatura no pescoço, pois a cabeça que normalmente pesa 5 kg com a aceleração de 8 G passa a 40 kg!

Pode haver algum exagero nesses números, mas um vídeo que viralizou na internet mostra o piloto espanhol Fernando Alonso quebrando uma noz apenas com um movimento entre a cabeça e o ombro. É impressionante.

A Donkervoort trabalhou primeiro em aliviar o peso graças ao uso intenso de compósito de fibra de carbono em 95% da carroceria. Melhorou também a aerodinâmica (sem colocar nenhuma asa, recurso mais comum) e até perfurou os pequenos para-lamas dianteiros para alcançar apenas 680 kg em ordem de marcha.

Leia também:
+ Novo Land Rover Defender une tradição à modernidade
+ Volkswagen Nivus agita segmento dos SUVs compactos
+ Strada Volcano vai atrair novo público

Aumentou o desempenho do motor turbo de 5 cilindros e 2,5 litros, que desenvolve 415 cv e 52 kgfm de torque, além de um sistema de escape completamente revisto. Câmbio é manual de cinco marchas e a direção hidráulica, opcional. As suspensões são reguláveis, assim como o controle de tração. Há ainda pneus especiais de alta aderência da marca Nankang.

O D8 GTO-JD70 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos e de 0 a 200 km/h, em espantosos 8 segundos. O preço de “tabela” começa em 198.000 euros (R$ 1.226.000 em conversão direta, com impostos locais).

** Este texto é de responsabilidade de seu autor e não reflete, necessariamente, a opinião do iCarros

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.