20/11/2023 - Luiz Felipe Chaguri / Fonte: iCarros
Um dos carros mais comentados no Brasil em 2023 é o BYD Dolphin, modelo que chegou fazendo história, afinal, pela primeira vez um carro elétrico superou a marca de 1.000 unidades vendidas por mês no país, recorde obtido em setembro de 2023 com 1.036 emplacamentos e superado por ele próprio em outubro com 1.366 unidades vendidas.
Mas, afinal, o que o BYD Dolphin tem de diferente?
O Dolphin alia um design inovador, bom acabamento, espaço interno acima de seus rivais e conforto de carro premium. Foi por conta desse conjunto, aliado ao seu preço competitivo de R$ 149.800, que ele chegou estabelecendo um novo patamar acima de Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC E-JS1, que eram os três carros elétricos mais baratos lá em julho deste ano, quando o modelo da BYD foi apresentado.
O Dolphin vem equipado com motor elétrico de 95 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. Esse carro tem 291 km de autonomia pelo ciclo do INMETRO e 400 km pelo ciclo WLTP (europeu). A bateria fica posicionada no assoalho e é de células LFP (lítio-ferro-fosfato) com 44,9 kWh.
Para recarregá-lo é bastante simples, pode ser em uma tomada comum ou em wallbox. Neste último caso, em correntes alternadas, ele leva 7h15 para chegar de 0 a 100%. O tempo pode ser bem menor com carregador rápido DC com potência de 60 kw, elevando a carga de 30% a 80% em apenas 30 minutos.
O Dolphin é um carro prazeroso de guiar, o motor elétrico entrega o torque instantâneo, bom para dar aquela acelerada na abertura do semáforo ou passar por algum local com agilidade, além de ser ágil também nas retomadas. A aceleração de 0-100 km/h pode ser feita em 10,9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h.
Design inspirado no golfinho
O visual do Dolphin traz elegância com faróis em LED separados por uma barra em preto, enquanto o nome da BYD está posicionado no centro. A traseira do Dolphin tem as lanternas interligadas e as luzes formam um desenho interessante.
Os para-choques são chamativos, principalmente nas unidades de carroceria pintadas em cinza com detalhes em laranja.
A linha “Ocean” da BYD está no Brasil com o Dolphin e também com o esportivo Seal. E a tradução de “Dolphin”, do inglês para o português, significa “golfinho”. Até por isso existem alguns detalhes no carro que remetem ao animal marinho.
A cabine do Dolphin segue com elementos que lembram os mares nas saídas de ar, maçanetas e outros toques do acabamento. A central multimídia giratória de 12,8 polegadas é uma atração à parte, assim como o câmbio automático diferente posicionado no painel. A tela digital de instrumentos é de cinco polegadas.
O Dolphin ainda recebe sistema de entretenimento com microfone para ser utilizado como karaokê e a multimídia oferece o sistema NVIDIA, funcionando também como videogame com o carro parado.
A cabine ainda tem ar-condicionado automático, freio de estacionamento eletrônico, três entradas USB e vários porta-objetos.
Medidas do BYD Dolphin:
Comprimento - 4.125 mm
Largura - 1.770 mm
Entre-eixos – 2.700mm
Altura - 1.570 mm
Peso - 1.405 kg
O espaço para os bancos traseiros é surpreendente, dando a impressão de você estar em um carro até maior. Isso é possível graças aos 2,70m de entre-eixos, o mesmo do sedã Toyota Corolla, por exemplo.
Já o porta-malas do BYD Dolphin tem capacidade para 250 litros no mercado brasileiro por conta da obrigatoriedade do estepe, mas a BYD calcula que com os bancos traseiros rebatidos o espaço pode ser ampliado para 1.310 litros.
E se você estiver pensando em comprar um BYD Dolphin, essa pode ser a melhor hora, afinal, o governo brasileiro anunciou o retorno dos impostos para carros híbridos e elétricos importados a partir de janeiro de 2024. De qualquer forma, entre o final de 2024 e início de 2025, a marca chinesa iniciará a produção de seus veículos no Brasil, e entre eles estará o Dolphin.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro