20/10/2023 - Luiz Felipe Chaguri / Fonte: iCarros
A chinesa BYD confirmou a produção de seus três primeiros modelos no Brasil. Após comprar a fábrica de Camaçari (BA), antigo local de produção da Ford entre 2001 e 2021, a BYD realizou uma cerimônia para anunciar seus novos investimentos no complexo industrial.
A BYD promete investir R$ 3 bilhões e pretende gerar aproximadamente 5 mil empregos na região. De acordo com a fabricante, os primeiros veículos devem ser produzidos entre o final de 2024 e início de 2025, com a fábrica podendo produzir até 150 mil veículos por ano.
Quais carros a BYD vai fabricar no Brasil?
A BYD confirmou a produção do hatch Dolphin, do híbrido Song Plus e do elétrico Yuan Plus. Os três modelos já rodam nas ruas brasileiras como importados.
“Praticamente os três sairão em conjunto, o Dolphin, o Song, que será o híbrido-flex, e o Yuan Plus”, afirmou Alexandre Baldy, novo chairman da BYD.
O Dolphin, inclusive, é um dos carros elétricos mais baratos do Brasil, com preço inicial em R$ 149.800. O modelo é equipado com motor elétrico de 96 cv de potência e 18,3 kgfm de torque.
O BYD Dolphin entrega acabamento de qualidade em seu interior, com bancos em couro, partes acolchoadas na lateral das portas e painel, central multimídia rotativa de 12,8 polegadas, ar-condicionado automático e faróis full-LED. Outro destaque do carro é o espaço interno, muito graças aos seus 2,70m de entre-eixos, o mesmo de um Toyota Corolla.
Recentemente, a marca também apresentou o Dolphin Plus, mais esportivo e completo, com 204 cv e 31,6 kgfm de torque, oferecido por R$ 179.800.
Sucesso de vendas
Em setembro de 2023, a BYD conseguiu um feito histórico. O Dolphin se tornou o primeiro carro elétrico a ultrapassar a marca de mil emplacamentos no mês com 1.036 unidades. A diferença para o segundo colocado é grande: o Yuan Plus, também da BYD, registrou 145 emplacamentos.
A BYD segue lançando novos pontos de venda. No último dia 10, terça-feira, a fabricante inaugurou mais uma loja, em parceria com o Grupo Dahruj, recebendo Wang Chuanfu, CEO global da BYD, e Stella Li, presidente para as Américas e vice-presidente global.
Baldy, também presente na cerimônia, confirmou que a meta é fechar o ano de 2023 com 100 concessionárias, dobrar no ano seguinte e chegar em até 300 lojas até 2025.
Os números positivos da BYD começaram a incomodar outras marcas e até por isso passou a ser discutida a cobrança de novos impostos sobre carros elétricos. Uallace Moreira, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, afirmou para a REUTERS que essa cobrança “será retomada de forma gradual nos próximos três anos”.
De qualquer forma, com os tributos aumentando em curto ou médio prazo, a BYD já largou na frente com ao nacionalizar a produção de seus carros na Bahia.
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