21/09/2021 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Com lançamento adiantado para novembro na Europa e chegada confirmada para o Brasil em breve, possivelmente em 2022, o grupo BMW apresentou para o mundo os modelos BMW i4 e iX. O Gran Coupé e o SAV prometem tecnologias e dirigibilidade esportiva agora na modalidade elétrica.
BMW i4
O BMW i4 M50 é o primeiro modelo totalmente elétrico feito pela BMW M GmbH, uma subsidiária da fabricante alemã. Ele tem um caráter mais esportivo, apresentando potência de 544 cv e 81 kgfm de torque – seguindo a tradição da BMW, a transmissão do torque se concentra na traseira.
Além disso, o Gran Coupé esportivo vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e apresenta uma autonomia de 510 km, de acordo com o ciclo WLTP. Em termos de consumo, o motor elétrico dissipa 19 e 24 kWh/100 km.
Também foi revelado o BMW i4 eDrive 40. Ele tem 340 cv de potência e torque de 42,8 kgfm, vai de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tem uma autonomia de 510 km, de acordo com o ciclo WLTP. Em relação ao BMW i4 M50, o eDrive 40 apresenta um consumo menor, sendo de 16 e 20 kWh/100 km.
No que se refere às baterias, elas ficam localizadas entre os eixos do veículo e podem ser recicladas em até 90%. A recarga tornou-se mais rápida, podendo ser feita em estações cuja capacidade de admissão de energia seja até 200 kW. Isso implica em uma recarga, por exemplo, de 10% até 80% em 31 minutos.
Leia mais:
+ Os carros elétricos mais baratos do Brasil
+ 6 benefícios de ter um carro elétrico
+ Por que os carros elétricos aceleram tão rápido?
BMW iX
Juntando a funcionalidade do BMW X5, o dinamismo do BMW X6 e a aparência expressiva do BMW X7, o BMW iX é um utilitário para longas viagens.
O SAV (Sport Activity Vehicle) elétrico apresenta ao mundo suas duas versões, o BMW iX xDrive 50 e o BMW iX xDrive 40.
O primeiro tem potência de 523 cv e torque de 78 kgfm, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 s e consumo entre 19,8 e 23 kWh/100 km. A autonomia, de acordo com o ciclo WLTP, é de 630 km.
A versão xDrive 40, por sua vez, revela potência de 326 cv e 64,2 kgfm de torque, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,1 segundos. A autonomia é menor em relação ao iX xDrive 50, sendo de 425 km, enquanto o consumo é 19,4 e 22,5 kWh/100 km.
Tanto no BMW i4 e no iX, o sistema operacional iDrive 8 é novidade na central multimídia. Ela é personalizável de acordo com o gosto do dono do veículo, as telas têm alta resolução e o número de botões foi reduzido, porém ainda levando em consideração os comandos manuais.
Além disso, existe a opção de dar um nome para o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), e, no caso do SAV, este é equipado mundialmente com tecnologia 5G.
Referente às câmeras, as imagens proporcionadas pelas câmeras localizadas na parte exterior ao carro são mostradas na navegação em uma realidade aumentada. No interior também há câmeras que permitem a captura de, por exemplo, um roubo ou tentativa de invasão, servindo para fins de segurança.
Por fim, a última tecnologia inédita da BMW é a possibilidade de gravar os últimos 200 metros exigidos para uma manobra. Isso é possível por meio da ajuda de sensores e câmeras do veículo, de modo que o BMW iX consegue repetir o percurso e estacionar “praticamente sozinho”.
Os preços do BWM iX e do i4 ainda não foram divulgados no Brasil. Nos EUA, o iX parte de 82.300 dólares, algo em torno de R$ 414.000. O i4 está mais conta, sendo ofertado inicialmente em 55.400 dólares, aproximadamente R$ 280.000.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro