30/11/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Apresentado pela BMW no início de novembro, o modelo iX chegará ao mercado em 2021 e será um dos primeiros modelos da marca completamente focados em sustentabilidade, embora aliado também à versatilidade e ao luxo. O modelo 100% elétrico, segundo a BMW, promete ser o carro-chefe das novas tecnologias da marca alemã.
Leia mais:
+ Venda de carros elétricos bate recorde no Brasil
+ Itaú anuncia serviço de compartilhamento de carros elétricos
+ 10 carros elétricos mais influentes da história recente
O iX traz a quinta geração da tecnologia eDrive, com dois motores elétricos, além de novas tecnologias de recarga das baterias que prometem revolucionar o segmento.
Antes de seguirmos, uma explicação: SAV, de Sportv Activity Vehicle, é um termo criado pela BMW em 2003 para classificar o então novo X3, na prática um SUV mais baixo, de comportamento dinâmico mais esportivo que o dos SUVs tradicionais.
Velocidade na recarga
A tecnologia desenvolvida pela BMW para o iX permite uma recarga relâmpago. Com apenas dez minutos de carregamento, o carro receberá energia para rodar 120 km.
Com uma recarga rápida de até 200 kW, a bateria do BMW iX pode ser alimentada em até 80% de sua capacidade total em menos de 40 minutos, tempo que supera o dos concorrentes.
Para ter uma carga total nas baterias de alta-tensão em um carregador doméstico comum do tipo Wallbox de 11 kW, no entanto, o tempo previsto é de até onze horas.
As baterias instaladas no carro permitem uma alta taxa de reciclagem, pois são suas células e o próprio conjunto, como um todo, são produzidos com recursos vindos exclusivamente de fontes renováveis.
BMW eDrive
Já estamos na quinta geração da tecnologia BMW eDrive. Neste modelo apresentado, serão usados dois motores elétricos, mais potentes, se comparados aos dos rivais. Juntos, eles desenvolvem uma potência máxima de mais de 370kW/500cv e são capazes de levar o BMW iX de 0 a 100km/h em menos de 5,0 segundos.
Aliando potência e agilidade de recarga, o objetivo da BMW é registrar um valor de consumo de energia baixo para seu segmento, com menos de 21 kWh por 100 quilômetros no ciclo de teste WLTP (padrão internacional para eficiência energética) e uma autonomia de mais de 600 km.
Exterior e interior
Um ponto que chama a atenção neste SAV é a tampa traseira, na qual a BMW incorporou lanternas à parte móvel. A grade frontal emblemática da marca ainda se faz presente, por mais que carros elétricos não necessitem de arrefecimento como a de carros a combustão.
Em seu interior, a cabine do iX tem detalhes minimalistas e passa um ar de modernidade. Os materiais usados se mostram diferentes dos tradicionais. Uma demanda por conta do compromisso com a sustentabilidade, sem abrir mão do luxo e conforto.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro