27/08/2020 - Luiza Martinelli Rossi / Foto: Reuters / Fonte: iCarros
Leia mais:
+ Placa Mercosul: preciso trocar a minha placa?
+ Procura por vans e picapes cresce na pandemia
+ Por que você não deve deixar seu cão sozinho no carro
No entanto, apesar de sua crescente popularidade, ainda há muitas dúvidas sobre como funciona o processo para blindar um carro e os cuidados necessários após a aplicação. Por isso, o iCarros conversou com Sandro Giaffone, diretor da SOMA Blindados, e desenhou um passo a passo para você que deseja adquirir um veículo blindado.
1 – Entenda a necessidade
Qualquer veículo pode ser blindado, mas dependendo do carro, a blindagem pode não fazer sentido, como é o caso de conversíveis, já que algumas partes ficarão sem a proteção extra.
Além disso, é necessário avaliar o preço do serviço e também do carro para ver se vale a pena do ponto de vista financeiro, bem como a potência do veículo para que o desempenho não seja afetado.
2 – Obtenha a documentação necessária
Primeiramente, é necessário obter a autorização (Certificado de Registro) do Exército Brasileiro, através da própria blindadora ou com a ajuda de um despachante. Vale lembrar que o CR é pessoal e, caso o carro seja vendido para outra pessoa, o novo proprietário deve buscar a licença.
Além disso, a alteração deve estar registrada no CRLV, documento de porte obrigatório do motorista.
3 – Conheça o processo
O processo de blindagem é bastante complexo, o que reflete diretamente no valor pago pelo serviço. O veículo é totalmente desmontado, com exceção da lataria, painel e motor, e então é feita a aplicação de mantas de aramida, aços na carroceria, portas e tampa traseira. Por fim, é feita a colocação dos vidros blindados – com camadas de policarbonato - e acabamentos.
Os pneus não são blindados, mas recebem uma cinta de aço ou de polímeros especiais em cada roda, o que permite que o motorista ande por mais alguns quilômetro com ele furado.
4 – Atenção aos cuidados
Veículos blindados exigem alguns cuidados a mais. Os vidros acabam ficando mais pesados que os originais e, por isso, é importante evitar a abertura e fechamento excessivos das janelas, bem como não fechar as portas com elas abertas.
Além disso, estacionar um veículo blindado no sol não é uma boa ideia, já que o calor acelera a decomposição das partes plásticas e estimula o envelhecimento das tintas e fibras sintéticas.
5- Mantenha a revisão em dia
A revisão deve ser feita a cada 10 mil km rodados e 5 mil para os pneus, de acordo com o especialista. A manutenção preventiva é muito importante não somente para veículos blindados, mas para todos, procurando garantir um trânsito mais seguro.
DÚVIDAS FREQUENTES
Quanto custa blindar um carro?
O valor médio de uma blindagem automotiva é de 65 mil reais, mas pode variar dependendo do modelo do veículo, que influencia na área de aplicação e custo do material que será usado na execução do projeto.
O veículo fica mais pesado?
Sim. Devido aos materiais aplicados, há um ganho de 10% a 15% do peso original do veículo.
Como higienizar corretamente um veículo blindado?
Uma mistura de 50% água e 50% desinfetante pode ser utilizada para limpar o painel, tela, volante e bancos do carro. Giaffone recomenda, ainda, “finalizar com um pano úmido ou hidratante para manter o couro com brilho e em perfeitas condições”.
A parte externa do veículo deve ser higienizada com flanelas de algodão umedecidas com sabão neutro e água em temperatura ambiente.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro