17/04/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Uma versão um pouco mais “mansa” é a principal novidade da linha A6 da Audi para este primeiro semestre de 2021. Equipada com um motor 2.0 de quatro cilindros – que produz 245 cv e 37,7 kgfm de torque, porém, a nova opção mantém seu perfil de sedã esportivo de luxo.
Lançado em nosso país em 2019, o sedã Audi A6 – que aqui chegou na companhia do irmão em estilo coupé, A7 – estava até aqui disponível apenas na versão Performance Black, empurrada por um motor 3.0 V6 de 24 válvulas, que desenvolve 340 cv de potência e quase 51 kgfm de torque.
Leia mais:
+ Audi e-tron: porque você ainda terá um elétrico | Avaliação
+ Tudo sobre motor: tipos e características
+ Motores, cilindros e suas muitas combinações
Na verdade, esse V6 3.0 já é parte do processo de “downsizing” (diminuição de tamanho) que a maioria das montadoras iniciou última na década, pois a própria Audi fizera a fama de seus esportivos de luxo com propulsores V8 de 450 cv, que hoje estão limitados a alguns modelos RS – os mais caros e potentes da gama.
É claro que gastar – e poluir – menos é o principal motivo ou, pelo menos, o principal apelo de marketing. Mas, no caso da nova versão Prestige Plus, porém, além da responsabilidade ambiental, há um grande peso do fator mercadológico, especialmente no atual momento econômico do Brasil.
Com a acentuada desvalorização do real frente ao dólar, importados – e, em especial, os do segmento premium – tiveram uma alta significativa nos últimos dois anos. No caso específico do A6, uma olhadinha na tabela de preços é autoexplicativa: o Performance Black V6, que continua no catálogo, custa aproximados R$ 483 mil.
Ou seja, com um preço R$ 83 mil abaixo, o Prestige Plus dá ao A6 alguns bons argumentos a mais – ou a menos, quem sabe – para conquistar novos compradores.
Pacote caprichado
A versão 2.0 vem com transmissão S tronic de 7 marchas, tração integral quattro e suspensão multilink. E traz uma boa coleção de recursos de série, como controle de cruzeiro adaptativo com assistente para trânsito lento ou engarrafado, faróis em LED, câmera com visão 360º e carregador para celular por indução.
O comprador do modelo pode optar entre 12 cores diferentes e ainda adquirir um kit exterior S line – que reforça a pegada visual esportiva do carro. As rodas são de liga leve, com aro de 19 polegadas.
Por sua vez, a topo de linha Performance Black soma a esses itens faróis Full LED Matrix HD, assistente de estacionamento (park assist) bancos esportivos dianteiros em couro alcântara e detalhes como pedais em aço inox e acabamento em alumínio, do kit esportivo S line.
Em ambas as versões, o painel traz dois displays grandes de alta resolução e sensíveis ao toque, um na parte central superior do painel, outro mais abaixo, no console central, que dividem uma infinidade de informações para o motorista. Há conectividade para os sistemas Android e iOS.
É pela tela do console que se faz a seleção entre os cinco modos de condução disponíveis para o carro: Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Auto, que automaticamente configuram as respostas de direção, suspensão, câmbio e motor de acordo com as necessidades e desejos do motorista.
Também nas duas versões há assistência elétrica de propulsão, que utiliza uma bateria de íons de lítio e um alternador em um sistema elétrico que movimenta o carro em determinadas situações. O sistema funciona com 12 volts na versão Prestige Plus e com 48 volts na Performance Black.
Com isso, os carros podem andar a velocidades de 55 até 160 km/h com o motor desligado (“no embalo”), sendo religado automaticamente quando necessário. Além disso, o sistema start-stop entra em ação desativando o motor a partir de 22 km/h.
O A6 tem dimensões generosas. São 4,93 m de comprimento, 1,88 m de largura, 2,92 m de entre eixos e 1,45 m de altura. No porta-malas, há espaço para 530 litros de bagagem.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro