entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Audi e-tron: porque você ainda terá um elétrico | Avaliação

Avaliamos o modelo 100% elétrico, com mais de 400 km de autonomia e capaz de produzir 300 kW (equivalentes a 408 cv)

17/03/2021 - Rodrigo França / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

No primeiro contato com um carro elétrico, você nota que ele se move sem praticamente nenhum ruído. Isso é quase sempre um choque, com o perdão do péssimo trocadilho.

Mas os benefícios deste conceito de automóvel surpreendem em momentos até inesperados – como aconteceu com este repórter ao retirar o Audi e-tron para escrever este texto de avaliação.

Leia mais:
+ Audi e-tron Sportback chega ao Brasil a partir de R$ 511.990
+ Audi e-tron é o recordista de vendas entre os 100% elétricos
+ Audi inicia projeto de carro por assinatura no Brasil
+ Audi S2 e Senna: uma história inédita revelada após 27 anos

Normalmente, uma das primeiras coisas em que você pensa quando vai retirar o veículo é descobrir qual o dia do rodízio em São Paulo – afinal, você está conhecendo a placa do carro naquele exato instante. “Ah, é verdade, carro elétrico é isento de rodízio”, logo vem a resposta.

E assim saio acelerando tranquilo – e silenciosamente – o SUV 100% elétrico da Audi, pegando a congestionada Marginal Pinheiros e pensando que, em meio aqueles milhares de carros, eu fazia a minha parte em não contribuir para a poluição de maior cidade do Brasil. Nada mal para um primeiro contato.

Audi e-tron: tamanho de SUV

Mas, afinal, o que podemos esperar do Audi e-tron? De cara, chama a atenção seu tamanho, digno de um SUV de respeito – há ainda quem tenha a imagem de carros elétricos como sendo compactos, pequenos ou mesmo apenas para uso urbano.

O modelo tem 4,90 metros de comprimento, 2,04 de largura e 1,62 metro de altura. Com entre eixos de 2,92 metros, o Audi e-tron consegue oferecer bom espaço para cinco ocupantes e bagagens.

E aqui tem uma vantagem por ser um veículo elétrico. Por não possuir um eixo cardã nem diferencial na parte traseira, não há mais o túnel central e isso dá ótimo espaço para quem vai no assento central do banco de trás.

O espaço de bagagem também é considerável: 600 litros. Com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.725 litros. Como não há motor na parte frontal, este espaço é reservado para acomodar o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador Audi compact charger.

Autonomia de 436 km

E por falar em carregador, um grande diferencial é a autonomia do Audi e-tron, que chega a 436 quilômetros (de acordo com o fabricante), o que seria suficiente para uma viagem São Paulo a Rio de Janeiro.

Mas como um carro elétrico se carrega em casa? O diferencial deste modelo é que basta plugar o veículo em uma tomada, desde uma simples 110V até as de alta tensão.

Em estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.  

E é aí que o futuro dos carros elétricos no Brasil pode se tornar um diferencial, com as rodovias “eletrificadas” prometendo este tipo de recarga de maneira ágil e simples – e equivalente a uma parada normal para o motorista almoçar ou jantar, por exemplo.

No dia-a-dia, normalmente o carro será carregado de noite ao chegar em casa, como fazemos com nossos telefones celulares.

Agilidade e esportividade no primeiro carro elétrico da Audi

Além da recarga em redes externas, o Audi e-tron também recupera energia ao você tirar o pé do acelerador ou quando o pedal de freio é acionado.  

Durante mais de 90% de todas as desacelerações, o e-tron recupera a energia exclusivamente por meio de seus motores elétricos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque.

Por ter torque instantâneo, o Audi e-tron faz de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, e sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 200 km/h.

Como em outros modelos da Audi, a tração quattro garante boa aderência e dinâmica em qualquer tipo de terreno. O e-tron também conta com sete perfis de condução: Auto, Comfort, Efficiency, Offroad, Dynamic, Allroad e Individual.

Espelho retrovisor e muitas selfies

Outra novidade bacana são os espelhos retrovisores em formato de câmera. E olha que, em mais de 20 anos avaliando carros, este repórter já teve a chance de chamar a atenção andando com modelos luxuosos na rua.

Mas o Audi e-tron já está na lista dos mais solicitados para uma “selfie”. Afinal, é uma novidade mundial em veículos (sejam elétricos ou não). Além de chamar a atenção pela ausência de barulho, o espelho “futurista” captura os olhares.

E, melhor do que isso, ele garante uma imagem ainda mais segura para trocar de faixa, estacionar etc.  

Com as imagens exibidas nos monitores internos laterais de 7 polegadas com tecnologia OLED de 1.280 x 800 pixels, o motorista tem uma visão melhor do que em um espelho comum, sobretudo em situações de reflexo direto da luz solar, para visão noturna ou por não embaçar em dias de chuva.

De noite, com o painel todo iluminado, a sensação é de estar realmente num filme de ficção científica. Os retrovisores externos virtuais também ajudam o Audi e-tron a alcançar um coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0,27, melhor resultado no segmento de SUV, contribuindo para sua autonomia. Ou seja, além de inovador, ajuda a tornar o carro mais eficiente

Conclusão

A sensação de dirigir um SUV com conforto e esportividade dignos das quatro argolas que ostenta em sua carroceria faz com que a gente tenha a impressão de que, sim, o futuro já chegou para quem sonha em ter um carro elétrico.

É ótimo também andar numa metrópole como São Paulo e pensar que seu deslocamento não está contribuindo para tornar sua cidade mais poluída.

Mas, claro, ainda poderia haver mais benefícios – como isenção de IPVA (que ocorre em alguns estados), sobretudo num carro cujo preço parte em R$ 459.000.  

Além disso, ainda é necessário um maior investimento nas estações (pontos) de recarga, para que elas se tornem uma realidade nas estradas de um País de dimensões continentais como o nosso.

Por isso, tudo bem se você considerar que ainda é cedo para adquirir um carro elétrico. Mas, depois de ficar uma semana com o Audi e-tron na garagem, este repórter não tem mais dúvida: todos nós ainda teremos um carro elétrico na garagem. É só questão de tempo. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.