25/03/2022 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Se você, como eu, sente saudades das station wagons, ou peruas, que tanto sucesso faziam por aqui até o final do século passado – e seguem vendendo bem na Europa –, anime-se: a Audi acaba de apresentar um carro-conceito elétrico de alta performance que tem justamente essa configuração, a A6 Avant e-tron.
Para quem não está ligando o nome à pessoa, ou melhor, ao carro, A6 Avant é a opção familiar do sedã médio-grande A6, disponível na Alemanha e que conta com uma versão esportiva a RS6 de uns 600 cv de potência e tração integral – Rubens Barichello, aliás, tem uma monstrinha dessas e, de vez em quando, coloca ela nas pistas.
Leia mais:
+ BMW X3 e X4 são os carros mais potentes fabricados no Brasil
+ RAM 3500 é lançada com três versões e a partir de R$ 484.990
Baseada na nova plataforma PPE, que a Audi desenvolveu conjuntamente com a Porsche especialmente para sua nova geração de carros movidos exclusivamente a baterias, a A6 Avant e-tron mantém o porte de suas antecessoras – em metros, são 4,96m de comprimento, 1,96m de largura e 1,44m de altura.
O conjunto propulsor elétrico do carro gera 474 cv de potência e bem mais impressionantes 81,1 kgfm de torque, força despejada nas quatro rodas e suficiente para afundar suas costas no banco num triscar de acelerador.
Para ajudar a manter velocidades dignas das autobhanen alemãs, o coeficiente aerodinâmico – ou Cx, o índice que indica a resistência ao ar – é de reduzidos 0,22 e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em menos de 4 segundos.
Se esses números impressionam, o visual externo não fica devendo nada. Calçada com rodas de aro 22, ela tem um desenho de carroceria derivado do sedã A6 e-tron, mostrado recentemente na China. Com linhas limpas e perfil baixo – o oposto dos atuais SUVs – ela combina referências de modelos antigos e atuais com o que se espera do futuro, com uma forte identidade da marca.
Nas portas, nada de maçanetas – o que indica um sistema de abertura automática. No lugar dos espelhos retrovisores, há câmeras e os faróis são full LED Matrix e todas as lanternas, dianteiras e traseiras, em OLED – tecnologia que utiliza um composto orgânico e que produz uma luz intensa e uniforme, mas que não ofusca.
Na traseira, essas luzes formam uma barra fina, que corre a tampa de lado a lado. Por enquanto, não foram divulgadas nem imagens, nem detalhes sobre o interior do carro, mas presume-se que ele vá ser semelhante ao dos outros modelos da família e-tron.
Elétrico, mas rápido de abastecer e com grande autonomia
Para tornar a autonomia da dessa A6 Avant e-tron tão grande ou maior que a de suas irmãs a combustível, a Audi optou por utilizar um sistema de 800 volts, com 270 kW de capacidade de carga, que, segundo a marca, permite ao carro rodar até 700 km pelo padrão WLTP.
O bacana é que, com apenas 10 minutos de recarga, é possível percorrer mais de 300 km. E, com menos de 25 minutos “na tomada”, dá para encher as baterias 100 kWh com 80% de sua capacidade.
A A6 Avant elétrica faz parte da nova safra de modelos que a Audi começa a colocar em produção no ano que vem. E, com um pouco de sorte, teremos esse carro disponível nas concessionárias brasileiras da marca até 2024. Será que o Rubinho vai trocar a dele por uma dessas?
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro