entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

As inesquecíveis peruas brasileiras: Toyota Corolla Fielder

Com as qualidades do sedã médio mais vendido do Brasil e do mundo, ficou pouquíssimo tempo em cartaz e deixou órfãos

19/09/2021 - Alexandre Kacelnik/ RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

No último mês de agosto, o Toyota Corolla alcançou a marca história de 50 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. Produzido no Japão desde 1996, o Corolla começou a ser fabricado no Brasil apenas em 1994, já em sua sétima geração. A perua, então, demorou mais ainda. Apresentada no Salão do Automóvel de 2002, a Fielder chegou às concessionárias em 2004.   

Foram cerca de 35 mil unidades vendidas até 2008, um número modesto perto do desempenho global e até do desempenho local do sedã, o médio mais vendido do Brasil.

Veja mais peruas inesquecíveis:
+ Chevrolet Corsa Wagon
+ Fiat Marea Weekend
+ Chevrolet Marajó

Mesmo assim, não foi um número ruim para um período em que havia algumas concorrentes no mercado – na faixa dela, Peugeot 307 SW, Volkswagen Jetta Variant, Fiat Marea e a partir de 2006 Renault Megane Grand Tour -, e ainda assim as montadoras já direcionavam suas baterias de marketing e vendas para as SUVs.  

A Fielder herdou todas as qualidades do sedã – muita confiabilidade, bom valor de revenda, manutenção relativamente simples, desempenho sem grandes emoções, mas sem nenhuma decepção -, e também seu desenho. Era quase idêntico ao Corolla sedan até a traseira, que tinha um aerofólio que lhe conferia um discreto ar esportivo.  

Talvez esse excesso de semelhanças, e poucas vantagens típicas de perua, como o porta-malas maior – no caso da Fielder era de 411 litros, contra os 437 do sedan, o que só fazia ser vantagem ter a perua se o freguês fosse carregar objetos em uma posição vertical muito específica -, não fizeram as vendas decolarem.    

Com o conhecido motor 1.8 VVT-i, de quatro cilindros, 16 válvulas e bloco e cabeçote de alumínio, rendia 136 cavalos e 17,5 kgfm de torque. Em princípio somente a gasolina, flex nas versões a partir de 2007. Deixou saudades. Se considerarmos a legião de fãs de peruas e a legião de fãs de Toyota no Brasil, muitas saudades. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.