entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

As inesquecíveis peruas brasileiras: Fiat Palio Weekend

Com 23 anos de mercado e 500 mil unidades vendidas, foi pioneira no estilo aventureiro-urbano e última a sair de linha

08/08/2021 - Alexandre Kacelnik/RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Quando a Fiat Palio Weekend saiu de linha, no início de 2020, depois de 23 anos de estrada, foi como se as peruas brasileiras tivessem levado um tiro de misericórdia.

Choraram não somente os fiéis às pequenas da Fiat - que com Panorama, Elba e Weekend cumpriu quatro décadas de serviços – mas todos os amantes das peruas.   

A Weekend chegou às concessionárias em 1997 com a dura missão de desbancar a Parati. Com motores indo do 1.5 8 válvulas de 76 cv, mais econômico, ao 1.6 de 16 válvulas e 106 cv, muito mais potente.  

Em 1999, com o lançamento da versão Adventure, passou de um carro que estava indo muito bem, pois tinha um conceito mais moderno que o principal concorrente, a um ícone da indústria nacional.  

Isto porque nesse ano foi lançada a Palio Weekend Adventure, com motor 1.6 de 8 válvulas.

Leia mais:
+ As inesquecíveis peruas brasileiras: Ford Escort SW
+ As inesquecíveis peruas brasileiras: Chevrolet Marajó
+ As inesquecíveis peruas brasileiras: Fiat Elba

Tinha molduras plásticas, suspensão reforçada que a deixava um pouquinho de nada mais alta, um quebra-mato duvidoso e principalmente o marketing do estilo de vida aventureiro, foi incorporado por todos os concorrentes no Brasil ao longo dos anos – basta ver que HB20s e Sanderos aventureiros, entre outros –, e muito bem recebido pelo público.  

Não adianta polemizar em cima de um carro 4 x 2 que não chega nem perto de uma trilha, o brasileiro gosta de ‘adventures’, e quem descobriu isso foi o Pailo Weekend.     

Curiosamente, ainda em 1999, a Palio Weekend ganhou uma versão de entrada com motor 1.0, que não fez sucesso. Vendia como pão quente no Palio comum, como pão dormido no Weekend.  

À medida que o Palio ia passando por reestilizações, mantendo sempre a mesma plataforma, a Weekend acompanhava. Seu último modelo topo de linha foi uma Adventure com o bravo (sem trocadilho) motor E.torQ 1.8 de 132 cavalos.  

Com um mercado já totalmente dominado pelos SUV nos últimos anos, a Weekend teve uma sobrevida em parte porque a Fiat demorou muito para entrar neste segmento, em parte porque ficou sozinha no mercado de peruas nacionais. A Fiat fabricou mais de meio milhão de Weekends em 23 anos.   

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.