16/03/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Enquanto outras categorias se viram engolidas pelos SUVs, há um mercado que se manteve bastante estável nos últimos anos: o de sedãs, em especial entre os compactos. Categoria dominada pelo Chevrolet Onix Plus (e antes pelo Prisma) e pelo Volkswagen Virtus tem na CAOA Chery uma alternativa diferente: o Arrizo 5.
Modelo menos vendido da marca chinesa no Brasil no último ano, o sedã tinha presença tímida no mercado por conta do avanço de seus irmãos SUVs Tiggo 2, Tiggo 5X e Tiggo 7. Com nova transmissão CVT mais eficiente e melhorias nos equipamentos, o Arrizo 5 quer o protagonismo, mas tem força para isso?
7 + 2 = 11
A nova transmissão automática CVT do CAOA Chery Arrizo 5 fez uma verdadeira transformação no sedã. Com melhorias mecânicas e de software, ela agora traz nove marchas simuladas e possibilitou aumento de torque no motor 1.5 quatro cilindros turbo.
Entenda melhor todas as mudanças do câmbio CVT do Arrizo 5 aqui
Com isso, agora o sedã entre 150 cv e 21,4 kgfm de torque. Nessa categoria o único modelo que supera o Arrizo 5 é o Volkswagen Virtus GTS que empata na potência, mas tem torque de 25,5 kgfm – a questão é que o GTS tem outra proposta e preço acima dos R$ 100 mil. É do Arrizo o melhor custo por cavalo da categoria.
O casamento da transmissão com o motor foi bem acertado pela CAOA Chery. Ele entrega força de maneira linear e ao pronto toque do acelerador. O CVT trabalha simulando as marchas de maneira eficiente, sem fazer o motor girar em excesso, produzindo apenas ruído e pouca potência.
Prova disso são os números de aceleração do sedã de origem chinesa produzido no Brasil: são necessários 9,9 segundos para chegar aos 100 km/h. Novamente mais lento apenas que o Virtus GTS que cumpre a mesma prova em 8,4 segundos. Na prática, o Arrizo 5 entrega bastante agilidade, tanto nas retomadas urbanas quanto na estrada.
A transmissão mantém a rotação baixa em modo Eco para privilegiar o conforto e o consumo de combustível. Com o câmbio em Drive e oitava marcha engatada, ele se mantém próximo aos 2 mil giros na estrada a 100 km/h. A nona marcha entra apenas em modo manual e reduz o giro em cerca de 500 rpm.
Os números de consumo são bons: na cidade marca 7,6 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina), enquanto na estrada o Arrizo 5 chega a 9,6 km/l (e) e 12,9 km/l (g). Fica próximo ao de concorrentes aspirados, mas não supera Onix Plus e Virtus com seus motores 1.0 três cilindros turbo.
Clichê chinês
Prova viva da evolução dos carros chineses, o CAOA Chery Arrizo 5 tem ótimo isolamento acústico, deixando pouco barulho do motor invadir a cabine. A suspensão também colabora para esse conforto, sendo firme dentro da preferência nacional para se manter estável na estrada, mas confortável o suficiente para não sofrer na buraqueira.
Ele foge totalmente do aspecto dos carros chineses de antigamente, que eram molengas e avessos a manobras mais bruscas. A direção do Arrizo é leve e tem centro um tanto quanto morto, além de transmitir pouco do asfalto. Mas como sua proposta é de conforto, está condizente.
Hyundai
Dentro da média da categoria, o interior do CAOA Chery Arrizo 5 é bem acabado, mas sem grandes luxos. Há plástico por todos os cantos e são raras as aparições de tecido nas portas. Apesar disso as peças são bem montadas e tem textura agradável, ficando acima do Onix Plus e do Virtus nesse quesito.
Há certa lembrança dos modelos da Hyundai por conta do console central em Y e das texturas usadas. Na China o sedã já passou por uma atualização interna que trouxe central multimídia maior, controles digitais do ar-condicionado e visual horizontalizado com inspiração nos Audi.
O couro usado na versão topo de linha RTS merece destaque pela qualidade de toque e pelo conforto dos bancos. Espaço interno farto também é um destaque para o Arrizo 5, que tem medidas bem próximas à de sedãs médios. O painel de instrumentos poderia ter tela central maior e grafismos menos confusos.
Agora compatível com Android Auto e Apple CarPlay, a central multimídia do Arrizo 5 ainda precisa de cuidado. Apesar de ser rápida e fácil de usar, tem tela com definição terrível. Ela é do tipo resistiva, o que necessita de maior pressão dos dedos para ser controlada e tem dificuldade em lidar com incidência forte da luz do sol.
Conclusão
Por R$ 74.590 a versão de entrada RT do CAOA Chery Arrizo 5 já entrega tudo que você precisa nessa categoria como luzes diurnas de LED, quatro airbags, rodas de liga leve de 16 polegadas, controle de tração e estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus, faróis com acendimento automático, câmera de ré, piloto automático, sensor de ré e central multimídia.
É um preço condizente com versões intermediárias ou topo de linha dos rivais como a Comfortline do VW Virtus (R$ 78.590), Premier I do Chevrolet Onix Plus (R$ 75.090) e Titanium do Ford Ka Sedan (R$ 74.640). Não entrega mais o custo mais baixo que os chineses apresentavam antigamente, mas traz como benefício motor nitidamente mais potente.
Para os que colocam desempenho e conforto como prioridade principal, o CAOA Chery Arrizo 5 é uma alternativa real aos líderes, mostrando o quanto os modelos de origem chinesa agora devem ser levados à sério. E se faz questão de teto solar (na versão RTS de R$ 83.590) e freio de estacionamento eletrônico, o Arrizo 5 é o único da categoria a dispor desse item.
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