2010 é um ano histórico para a indústria automobilística brasileira. Em coletiva, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) anunciou os resultados do ano e destacou um novo recorde de produção alcançado no último ano da década. Foram 3.638.390 unidades produzidas, crescimento de 14,3% se comparado com o ano passado.
Se considerar somente a produção de automóveis e comerciais leves, a expansão é de 12,4% em relação a 2009. Já o licenciamento de veículos novos registrou crescimento de 11,9% se comparado com o ano anterior, com 3.515 milhões de veículos emplacados.
Segundo o presidente da entidade, Cledorvino Belini, a economia brasileira propiciou em 2010 alguns fatores que auxiliaram na construção dos números históricos. "O saldo de crédito, os juros que cresceram apenas 0,3%, a baixa inadimplência e o índice de confiança foram os principais motivos para os resultados", afirmou o executivo.
Já as exportações também cresceram em 2010. A Anfavea registrou crescimento de 61,1% se comparado com 2009. Isso representa que os mercados que são atendidos pelo Brasil já estão em recuperação. "Temos que nos preparar para conseguir atender a necessidade de crescimento das exportações", afirmou Belini. Entretanto, mesmo com o crescimento, a balança comercial ainda está com saldo negativo de 5,7 bilhões de dólares.
PrevisõesA Anfavea aproveitou a coletiva para também revelar as novas expectativas da entidade para 2011. A associação revelou que espera crescer 5% a mais do que em 2010.