entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Alfa Romeo lança SUV médio eletrificado

Tonale tem motorização igual ao Compass, mas traz a beleza incomparável de quem leva o Cuore no capô

19/02/2022 - Alexandre Kacelnik / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Sim, eu estou quase chegando naquela idade em que se tem prioridade para estacionar no shopping – pena que raramente eu vá ao shopping -, e faz parte do grupo prioritário na vacinação.

Como acontece com quase todo mundo, os primeiros carros que ficaram gravados na minha memória são os da infância, e sem dúvida nenhuma um dos que mais me faziam babar, na época literalmente, era o Alfa Romeo Giulia, Giulietta ou GTV, não posso precisar qual deles, porque para mim eram a mesma coisa linda. 

Já adulto, ao vivo, babei pela perua 156, e quase comprei usado um daqueles 164 que novos já davam um monte de problema – salvou-me o casamento e o custo-malefício pelo que ouviria.

Leia mais:
+ Jaguar F-Pace SVR chega ao mercado por quase R$ 800.000
+ Caoa Chery apresenta Tiggo 5X Pro com novo design
+ Chevrolet Blazer 2023 mantém cara de Camaro em facelift

E remotamente, em revistas ainda de papel e já na internet, babei pelo 8C. Por isso, quando me pedem para escrever um texto sobre o Alfa Romeo Tonale, o SUV que leva a fabricante italiana no inevitável caminho da eletrificação, tenho dificuldade de me concentrar, fujo do foco, e o primeiro pensamento que me vem à cabeça ao olhar a foto de divulgação é: esse carro é lindo demais para ter uma placa, deveria haver exceções em nome da arte. 

Agora chega de babação. O Tonale foi apresentado em 2019 como conceito e chegou agora ao mercado em modelo 2023. É o segundo SUV da marca – o primeiro foi o Stelvio, à venda desde 2016 -, e o primeiro carro eletrificado. É um SUV médio, com dimensões bem semelhantes às do primo Jeep Compass: 4,53m de comprimento, 1,84m de largura e 1,60m de altura.

Debaixo do capô a semelhança com o Compass 4xE continua: os dois usam o motor 4 cilindros 1.3 turbo que despeja 182 cavalos de potência nas rodas dianteiras, enquanto o motor elétrico de 122 cavalos impulsiona as rodas traseiras. Juntos, geram 275 cavalos. A transmissão automática tem seis marchas. 

Tem tudo o que os outros SUVs e carros modernos em geral têm: tela de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos e 10,25 polegadas para o sistema de entretenimento, conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, para quem gosta de dar ordens para a Alexa rola um suporte para comunicação casa-carro e carro-casa.

Mais aviso de colisão frontal com frenagem de emergência automática e detecção de pedestres, piloto automático adaptativo, assistência de manutenção da pista, detecção de tráfego cruzado traseiro e monitoramento de pontos cegos.  

E mais alguns mimos – que como todo mimo diferencia, mas encarece - como pinças de freio Brembo, tecnologia de condução autônoma de nível 2 com assistência de engarrafamento como opcional, e o sistema NFT, que registra uma enormidade de informações sobre o veículo em um token.

O proprietário pode não aderir ao NFT, mas estima-se que esse Big Brother aumente o valor de revenda, já que tudo que foi feito no carro está registrado ali.

O Tonale também será vendido em versão ‘careta’, com o belo motor 4 cilindros 2.0 turbo de 260 cavalos e 40,8 kgfm de torque, acoplado a uma transmissão automática de 9 marchas. Na Europa ainda rolam outras opções de motor menores e turbodiesel. 

Produzido em Nápoles, o Tonale chega como uma opção da Stellantis para bater de frente com os SUVs alemães. Quem ama irracionalmente ou por motivos puramente estéticos a Alfa Romeo, como eu, torce para dar certo, porque a marca do Cuore não está na UTI, mas poderíamos dizer que está on probation, sendo observada por um período de dez anos pela Stellantis para saber se merece ou não continuar recebendo investimentos da mãezona. E vivendo. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.