10/09/2018 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Tire suas dúvidas sobre transferência de veículos
Veja ofertas de veículos seminovos perto de você
Simule aqui as parcelas de seu próximo carro
O que se sabe até o momento é que as placas novas são regulamentadas pela Resolução 729/2018 do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Carros 0km em primeiro emplacamento, carros em transferência de propriedade e os que optarem pela mudança já começariam a utilizar as novas placas a partir de setembro, enquanto a obrigatoriedade para todos os veículos ocorrerá em 2024, mas ainda não há agenda nacional para a adoção das novas placas em cada um dos estados da federação e do Distrito Federal.
De acordo com a regulamentação, as placas terão elementos que permitem maior segurança e identificação automática dos veículos, como QR Code e número de ID único. O processo de fabricação também será unificado entre as empresas para evitar fraudes e, com isso, os lacres serão dispensados (em concordância com o Parágrafo 9 do Artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro).
Os chips contidos nas placas facilitarão a fiscalização de cargas e passageiros. Eles também proporcionarão acesso aos sistemas de portões e cancelas, permitindo liberação automática em pedágios e estacionamentos.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro