11/08/2020 - Redação iCarros / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
+ Como tirar CNH para caminhão?
+ Como transformar um caminhão de rua em uma máquina de corrida?
No momento em que você retira seu caminhão da concessionária, seu bem já sofre com desvalorização passando de novo para seminovo e posteriormente para usado. Sem contar que ao longo do período de utilização do caminhão, ele sofre com o desgaste natural das peças.
E para evitar que você sofra com a desvalorização precoce do seu caminhão separamos aqui 5 erros que você deve evitar para não acelerar a depreciação do seu veículo.
Não realizar a manutenção preventiva
Todos nós já sabemos que a revisão preventiva sempre será mais barata, e as vezes até mais eficaz, que a corretiva. Por isso é importante realizar as revisões necessárias no seu caminhão, tão logo chegar o prazo informado pela fabricante.
É preciso dar atenção e corrigir rapidamente até mesmo pequenas falhas que o caminhão apresentar, com o risco de futuramente esse problema se estender para outros componentes do veículo.
Utilizar peças paralelas
Ao realizar a manutenção do seu caminhão, procure utilizar peças originais conforme especificado pelo fabricante. Usar peças paralelas podem aumentar a possibilidade de futuros problemas mecânicos ou até mesmo sofrer com o desgaste prematuro.
Portanto, se o propósito é ter um caminhão robusto e durável para aguentar as atividades do dia a dia e com pouca depreciação, o recomendado é utilizar sempre que possível peças genuínas.
Não limpar o caminhão frequentemente
Um caminhão sujo, além de passar uma impressão ruim, também desvaloriza o seu bem ao longo do tempo. Isso, porque tanto a sujeira causada pela poluição do ar quanto as chuvas ácidas possuem elementos que podem danificar a pintura do seu caminhão.
A terra e a areia, também são elementos que contribuem no processo de corrosão da lataria. Ao passar por terrenos com lama, ou mesmo percorrer diariamente regiões litorâneas podem acelerar esse processo de desgaste da lataria do seu veículo.
Por isso, lavar o seu caminhão com frequência é importante e ajuda na valorização do seu no mercado no momento da revenda.
Ignorar a manutenção dos pneus
Os pneus de qualquer veículo são peças essenciais tanto para a segurança como para o seu bom funcionamento e ignorar este item é um erro. Isso porque provavelmente será um dos primeiros componentes analisados pelo comprador na hora da revenda.
Sendo assim, para não colocar a sua vida em risco e não gerar desvalorização precoce no seu caminhão, faça as trocas dos pneus tão logo for necessário. E não se esqueça de incluir nessa manutenção os estepes.
Manter pequenos amassados na lataria
Batidas e amassados, mesmo que pequenos, rompem a proteção da pintura e deixam a lataria exposta a elementos corrosivos como a lama, areia, sal (em regiões litorâneas) e até a chuva ácida.
Neste caso, o ideal é realizar o conserto dessas partes, em primeiro lugar para evitar a corrosão precoce na lataria e segundo, porque no momento da revenda o comprador poderá ficar com medo por acreditar que aquela batida pode ter danificado alguma parte estrutural do caminhão, causando assim uma grande desvalorização do seu veículo no mercado.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro