18/09/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
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Com a presença de sete brasileiros, o grid da prova terá 59 carros da disputa em 2020 e a pole position ficou com o Toyota #7. Kamui Kobayashi cravou a melhor marca do classificatório com o tempo de 3min15s267.
A prova inicialmente estava prevista para acontecer em junho, mas a pandemia de coronavírus acabou adiando a corrida para setembro. Em uma edição com menos dias de treinos, um dos principais envolvidos nesta corrida ficará de fora: o público.
Conhecida por ser parte da Tríplice Coroa do Automobilismo junto com as 500 Milhas de Indianápolis e o GP de Mônaco de F1, as 24 Horas de Le Mans costuma ser uma grande atração justamente para os fãs, que podiam circular por vários trechos das estradas francesas próximos da pista, montando acampamentos e aproveitando de diversas formas as 24 horas de corrida.
Por conta também da pandemia, os treinos foram reduzidos e as atividades de pista começaram apenas nesta quinta-feira (17). A largada da prova será às 9h30 da manhã e será dada por Carlos Tavares, CEO da Peugeot Citröen.
História de Le Mans
Criada em 1923, as 24 Horas de Le Mans não foram disputadas em 1936 (greve geral de trabalhadores na França) e entre 1940 e 1948, por conta da Segunda Guerra Mundial.
Desde então, a tradicional corrida de longa duração foi realizada anualmente, envolvendo a nata do automobilismo mundial e contando com a presença de pilotos amadores.
Até por isso, a corrida é conhecida por ser a mais democrática do esporte – já que reúne desde os amadores até pilotos com passagem pela F1, como Juan Pablo Montoya, Bruno Senna, Kamui Kobayashi, Sebastien Buemi e Giancarlo Fisichella. Fernando Alonso, estrela dos últimos anos, não participará desta vez.
Le Mans integra Mundial de Endurance
Apesar de Le Mans ter um valor único e inigualável dentro do automobilismo, a prova desde 2011 também faz parte da temporada do WEC (Mundial de Endurance).
Em 2020, ela será a penúltima etapa da temporada 2019-2020, restando ainda as 8 Horas do Bahrein para encerrar a competição no dia 14 de novembro.
O circuito de La Sarthe
A pista em La Sarthe fica ao sudoeste de Paris, cerca de 200 km da capital francesa. O circuito tem mais de 13 km de extensão e, apesar de ter passado por modificações ao longo dos anos, mantém grande parte do traçado original. No total são 38 curvas no traçado.
O circuito de Le Mans ainda é “old school” porque possui parte do traçado como autódromos tradicionais e mescla trechos de estradas vicinais francesas. A região costuma ser bem tranquila nos outros finais de semana do ano.
A distância percorrida entre os carros varia a cada ano, mas em média são 5.400 km pelas principais equipes que completam a prova – uma viagem de carro para São Paulo a Recife (ida e volta em um único dia).
Quem já ganhou em Le Mans?
A montadora com mais vitórias nas 24 Horas de Le Mans é a Porsche, com 19 triunfos na geral. A marca alemã deixou de competir pela vitória na geral por não correr na categoria dos protótipos mais rápidos, a LMP1.
Em 2019, a vitória foi do Toyota TS050-Hybrid #8 pilotado por Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Fernando Alonso. Foi a segunda vitória consecutiva da montadora japonesa, que já havia triunfado em 2018. A Audi possui 13 vitórias e a Ferrari é a terceira nesse “pódio das montadoras” com oito vitórias.
Entre os pilotos, o Mister Le Mans é Tom Kristensen. O dinamarquês venceu a corrida 9 vezes. O Brasil nunca venceu na categoria geral – teve como melhor resultado o segundo lugar (obtido por três pilotos em provas distintas: Raul Boesel, José Carlos Pace e Lucas di Grassi). Neste ano, serão sete os brasileiros no grid.
Carros e categorias
Atualmente as 24 Horas de Le Mans é dividida em quatro categorias: LMP1, LMP2, GTE Pro e GTE Am. As duas primeiras são formadas por protótipos, enquanto as últimas duas são com carros de turismo.
A Pro é formada apenas por pilotos profissionais, enquanto a Am é possui pilotos amadores, tendo no máximo um piloto profissional no meio do time.
Já as diferenças entre os protótipos LMP tem relação com peso, tamanho do carro, potência e várias outras características que colocam os LMP1 como favoritos ao título na geral.
Essa edição contará com 59 carros na disputa. São 5 na LMP1, 24 na LMP2, 8 na LMGTE Pro e 22 na LMGTE Am.
Entre os brasileiros, teremos representantes em todas as classes do grid: Bruno Senna na LMP1, André Negrão na LMP2, Daniel Serra na LMGTE Pro e Felipe Fraga, Augusto Farfus, Oswaldo Negri Jr. e Marcos Gomes na LMGTE Am.
LMP1
Protótipo de cockpit fechado pilotado por pilotos profissionais e de grandes montadoras. São identificados pela numeração vermelha na lateral do carro.
Recorde de volta da categoria: 3min14s791 feito em 2017 pela Toyota TS 050 Hybrid – Pole em 2017 feita por Kamui Kobayashi
LMP2
Protótipo de cockpit fechado aberto para equipes próprias. São 4 marcas que constroem os chassis: Dallara, Oreca, Riley-Multimatic e Onroak. Os carros são identificados pela numeração vermelha na lateral do carro.
LMGTE-PRO
Carro de turismo com duas portas produzidos por diversas montadoras. Os carros são identificados pela numeração verde na lateral.
LMGTE-AM
Mesmas configurações dos carros da GTE-PRO, mas apenas para pilotos amadores. Os carros são identificados pela numeração laranja na lateral.
Velocidade máxima!
O recorde de velocidade máxima nas 24 Horas de Le Mans é de 405 km/h, que foi atingido em 1988 pelo WM P88 Peugeot.
A marca foi registrada na Reta Mulsanne e diz a lenda da época que na verdade a velocidade atingida pelo carro foi de 407 km/h, mas como a Peugeot estava para lançar o seu modelo Peugeot 405, a marca francesa uniu o útil ao agradável, e por isso a velocidade divulgada oficialmente foi de 405 km/h.
Com a colocação de uma chicane no meio dessa reta de 6km ainda em 1990, nunca mais a velocidade máxima foi batida por outro carro nos anos seguintes. Mesmo assim, os carros atuais seguem ultrapassando os 300 km/h em Le Mans.
Os carros dos brasileiros
O Brasil nunca venceu a prova na classificação final geral de Le Mans, mas já teve campeões nas categorias. Os mais recentes foram Daniel Serra e André Negrão.
Serra ganhou em 2017 com a Aston Martin e em 2019 na classe LMGTE Pro com a Ferrari. Negrão foi campeão mundial do WEC em 2019, ano em que levou pela segunda vez o título das 24 Horas de Le Mans na classe LMP2. Sua primeira conquista foi em 2018.
O País terá sete representantes no grid em 2020, sendo que apenas Marcos Gomes, campeão da Stock Car em 2015, será estreante.
Bruno Senna - Rebellion R13 Gibson #1 da LMP1
André Negrão – Alpine A470 Gibson #36 da LMP2
Daniel Serra - Ferrari 488 GTE #51 na LMGTE PRO
Felipe Fraga - Porsche 911 RSR #57 na LMGTE-AM
Augusto Farfus – Aston Martin Vantage #98 na LMGTE AM
Marcos Gomes - Ferrari 488 GTE #72 na LMGTE AM
Oswaldo Negri Jr. – Ferrari 488 GTE #61 na LMGTE AM
Horários
A largada será às 9h30 da manhã neste sábado. A Fox Sports 2 passará as primeiras 7 horas da corrida e também exibirá ao vivo a parte final da prova a partir das 8h da manhã, no domingo. A bandeirada final será às 9h30.
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