entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

10 anos do recorde de 420 mil veículos vendidos no Brasil

Agosto de 2012 foi mês de maior sucesso e boom da indústria automotiva; será que é possível superar essa marca?

24/08/2022 - Luiz Felipe Chaguri /RF1 / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O mercado de automóveis no Brasil vive um período de tentativa de recuperação após a crise dos semicondutores ter prejudicado as vendas desde a pandemia. Dez anos antes, o cenário nacional era bem diferente e foi justamente em agosto de 2012 que ficou na história a incrível marca de 420 mil veículos comercializados em um mês, recorde que nunca mais foi quebrado.

Para se ter uma ideia de como esse número é representativo, em julho de 2022 foram comercializados 169.093 veículos no País, ou seja, aproximadamente 40% do que foi registrado há 10 anos.

A única coincidência, mesmo depois de tanta evolução e aumento da tecnologia embarcada nos automóveis, foi o fato do VW Gol ter liderado o ranking de carros mais vendidos de julho deste ano. Foram 11.925 emplacamentos do hatch, número bem relevante para um veículo que está prestes a sair de linha, mas bem abaixo das 32.629 unidades registradas do Gol em agosto de 2012.

Atualmente, em um cenário político bem mais conturbado e ainda com escassez de chips e semicondutores, as fabricantes cada vez mais têm apostado em trazer veículos 0 km mais equipados, priorizando uma margem de lucro maior por cada unidade fabricada, visto que a indústria já não comporta a mesma quantidade de produção. Isso faz com que o público que tem condição de comprar um carro novo seja restrito ou de uma classe social mais alta.

Isso não quer dizer que as montadoras são gananciosas e estão querendo tirar dinheiro do cidadão brasileiro. Com certeza se tivessem peças sobrando elas poderiam comercializar mais veículos e até ofertar modelos mais acessíveis ou, de fato, populares. O problema é que talvez nem o próprio brasileiro esteja disposto a isso mais.

Com o comércio de seminovos aquecido, é comum encontrarmos um público mais interessado em um modelo esportivo espaçoso e apimentado do final dos anos 1990 do que interessados em hatchs compactos básicos do mercado atual.

Não à toa, versões mais baratas de Fiat Mobi e Renault Kwid são as que menos vendiam, algumas até saíram de linha, e por isso até esses compactos de entrada ganharam mais recursos recentemente, como controle de tração e estabilidade e ar-condicionado.

Desta forma é provável que, mesmo com um mercado aquecido, com trégua política, fim da guerra na Ucrânia e outros cenários positivos, nunca mais haja um recorde de veículos vendidos. Nem por isso os carros vão deixar de ser algo que o brasileiro tanto sonha em adquirir.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.