entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford Focus mostra ao Fiat Stilo a que veio

Médio da Ford evoluiu e vence o veterano da Fiat, apesar dos seus bons atributos e custo mais baixo

21/01/2009 - Texto e fotos: Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

É como um confronto de gerações. O Fiat Stilo está no mercado brasileiro desde 2002, com um discreto facelift e opção de câmbio automatizado no início de 2008. O Focus está desde 2000, mas ganhou a sua segunda geração no final do ano passado. Os dois carros têm o mesmo porte, preços similares e equipamentos idem. Por que não colocá-los frente a frente? A única resposta negativa pode estar debaixo do capô.

Enquanto o médio da Fiat utiliza um bloco de 1,8 litro da GM com 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool a 5.500 rpm, o da Ford tem um 2,0 litros 16V a gasolina com 145 cv a 6.000 giros. Se serve de desculpa, o torque do Stilo aparece aos 2.800 rpm e é de 17,8 kgfm (g) e 18,5 kgfm (a). O do Focus é de 18,8 kgfm, mas só aparece com 4.500 rotações.

Stilo vence no preço; Focus é mais moderno

A Fiat pede menos por um Stilo. O carro pode ser encontrado por a partir de R$ 50.895 já com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, faróis de neblina, controlador de velocidade, CD player e rodas de 16 polegadas. O Focus, em sua versão mais barata GLX, vem com tudo isso mais airbag duplo e freios ABS com distribuição de frenagem por R$ 55.015. O pacote de segurança do Stilo sai por R$ 2.948.

As versões testadas são a Sporting, do Stilo, que custa R$ 61.439 e vem a mais com ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de 17 polegadas, teto solar e acessórios de aparência esportiva. O Focus é o top Ghia, que vale R$ 65.130 e tem a ignição por botão, piloto automático e bancos de couro de série, além do CD com entrada USB e controlador de velocidade. Ponto para o custo-benefício do Stilo.

Agora é a vez de analisar de perto os carros e vemos a vantagem do Focus de estar uma geração à frente do rival (na Europa, o Focus disputa com o Bravo, sucessor do Stilo). Seu desenho é mais moderno, seguindo o padrão ‘kinetic’ adotado pela Ford europeia. O Stilo permanece com o mesmo desenho, embora o facelift tenha trazido novos parachoques e lanternas traseiras. Por dentro, também é notável a evolução. O Focus tem linhas mais discretas que as do antecessor, mas mesmo assim modernas. O Stilo segue com o interior inalterado, apesar de manter o bom padrão de acabamento.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.