Fiat Stilo Sporting
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Fiat Stilo Sporting
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É como um confronto de gerações. O Fiat Stilo está no mercado brasileiro desde 2002, com um discreto facelift e opção de
câmbio automatizado no início de 2008. O Focus está desde 2000, mas ganhou a sua
segunda geração no final do ano passado. Os dois carros têm o mesmo porte, preços similares e equipamentos idem. Por que não colocá-los frente a frente? A única resposta negativa pode estar debaixo do capô.
Enquanto o médio da Fiat utiliza um bloco de 1,8 litro da GM com 112 cv com gasolina e 114 cv com álcool a 5.500 rpm, o da Ford tem um 2,0 litros 16V a gasolina com 145 cv a 6.000 giros. Se serve de desculpa, o torque do Stilo aparece aos 2.800 rpm e é de 17,8 kgfm (g) e 18,5 kgfm (a). O do Focus é de 18,8 kgfm, mas só aparece com 4.500 rotações.
Stilo vence no preço; Focus é mais modernoA Fiat pede menos por um Stilo. O carro pode ser encontrado por a partir de R$ 50.895 já com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, faróis de neblina, controlador de velocidade, CD player e rodas de 16 polegadas. O Focus, em sua versão mais barata GLX, vem com tudo isso mais airbag duplo e freios ABS com distribuição de frenagem por R$ 55.015. O pacote de segurança do Stilo sai por R$ 2.948.
As versões testadas são a Sporting, do Stilo, que custa R$ 61.439 e vem a mais com ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de 17 polegadas, teto solar e acessórios de aparência esportiva. O Focus é o top Ghia, que vale R$ 65.130 e tem a ignição por botão, piloto automático e bancos de couro de série, além do CD com entrada USB e controlador de velocidade. Ponto para o custo-benefício do Stilo.
Agora é a vez de analisar de perto os carros e vemos a vantagem do Focus de estar uma geração à frente do rival (na Europa, o Focus disputa com o Bravo, sucessor do Stilo). Seu desenho é mais moderno, seguindo o padrão kinetic adotado pela Ford europeia. O Stilo permanece com o mesmo desenho, embora o facelift tenha trazido novos parachoques e lanternas traseiras. Por dentro, também é notável a evolução. O Focus tem linhas mais discretas que as do antecessor, mas mesmo assim modernas. O Stilo segue com o interior inalterado, apesar de manter o bom padrão de acabamento.