14/11/2013 - Mauro Cassane / MM Editorial / Fonte: iCarros
A Scania apresenta ao mercado neste final de ano o conceito Streamline, em que produtos e serviços são oferecidos juntos, como um só pacote ao cliente. O Scania Streamline está disponível para as cabines rodoviárias já existentes G, R e R Highline. Segundo a fabricante, os caminhões podem chegar a até 15% de redução de consumo em comparação à linha Euro 3, pois trazem uma combinação formada pelos novos ganhos aerodinâmicos com defletores de ar, além dos reformulados trem de força, caixa de câmbio Scania Opticruise e motores Euro 5.
“O Streamline representa uma busca da melhoria contínua, suportada por quatro pilares: economia de combustível, disponibilidade, desempenho e foco no motorista”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil. “Vale a pena ressaltar que para atingir a racionalização eficiente do combustível são precisos três fatores-chave: um condutor bem treinado, o veículo especificado corretamente e a manutenção adequada”. Os veículos Streamline já estão à venda nas 112 Casas Scania de todo o País.
Quarta geração
A fabricante aproveita o lançamento do Streamline para apresentar a quarta geração da caixa de câmbio Scania Opticruise, que possui novo sistema de lubrificação e nova função de condução: o Modo Econômico. Trata-se de mais uma evolução da caixa, que trabalhando em conjunto com o Ecocruise, o piloto automático da fabricante, resulta em significativa economia de combustível.
Lançada em 2001, a caixa automatizada da marca está disponível de série para toda a linha rodoviária 2014. “No trabalho em conjunto com o Ecocruise, nosso piloto automático, a redução do consumo é significante”, comenta Celso Mendonça, gerente de Pré-Vendas da Scania do Brasil. O novo Opticruise ganhou mudanças de marchas mais rápidas e recebeu um software ainda mais inteligente, capaz de escolher a melhor marcha a ser utilizada em cada situação, e fazendo a análise da topografia, do comportamento do motorista e o ajuste do desempenho do motor de acordo com o peso da carga e do implemento que está sendo tracionado. “O resultado é mais eficiência, produtividade e segurança para o operador.”
A nova função Modo Econômico chega com a missão de evitar o desperdício de diesel, desabilitando o Kickdown (acionamento de aceleração rápida) e a possibilidade de trocas manuais de marcha, quando o veículo estiver acima de 50 km/h. Caso o condutor programe o Ecocruise, numa mesma velocidade, em parceria com o modo Econômico, ambos vão encontrar a melhor solução para manter a redução na queima de diesel.
Os outros modos são: Potência (alcança o máximo desempenho do motor), Padrão (combina potência e economia) e Off Road (permite ao propulsor girar em rotações mais amplas). O cliente poderá escolher três das quatro opções e será possível mudá-las quando desejar, numa simples atualização do software, em qualquer uma das mais de 100 Casas Scania.
A cabine
No lado externo da cabine as mudanças que caracterizam o Streamline são os ganhos aerodinâmicos e imponentes das laterais da grade, defletor de ar de série, grafia especial, novo design do quebra-sol e para-choque rebaixado, que agora “abraça” os degraus. Os modelos também são equipados de série com lanternas em LED e faróis H7 de halógeno, e, como opcional, novos faróis de xenônio. O renovado controle da suspensão a ar ganhou quatro opções de memória e alta de 25% no intervalo de manutenção.
O interior da cabine também traz novidades. O cliente vai encontrar um novo computador de bordo, novo rádio com GPS, bluetooth e USB, novas cores de revestimento nos painéis da parede, novos assentos de couro (com ventilação e ajuste de pescoço) e climatizador de série. Pela primeira vez no Brasil, a Scania disponibiliza um bafômetro integrado ao painel. O caminhão só dará partida após o motorista fazer o teste e comprovar que não está alcoolizado.
Serviços
“A Scania preparou um conjunto que vai ajudar o cliente a atingir uma nova era de rentabilidade na indústria nacional”, salienta o diretor-geral. Esse leque de soluções contempla o novo Programa de Manutenção Scania, formado por quatro categorias (Premium, Trem de Força, Standard e Compacto), a Manutenção Flexível, o Sistema de Diagnose e Programação Scania (que promove diagnósticos mais rápidos e precisos) e Consultoria de Desempenho. Outra novidade do lançamento é o uso do óleo sintético como alternativa ao mineral, que pode até dobrar o intervalo de troca e diminui o custo da manutenção por quilômetro.
Opções Streamline
A composição da nova gama contemplará na cabine G Streamline os motores de 360 e 400 cavalos de potência, com torque que varia de 1.850 a 2.100 Nm. As cabines R Streamline e R Highline Streamline oferecem caminhões de 400, 440, 480, 560 e 620 cavalos de potência, variando de 2.100 a 3.000 Nm. Da mesma forma que o atual modelo R, o R Streamline V8 de 620 cv continua a ser o caminhão mais potente do mercado brasileiro. O desempenho está garantido pelos potentes propulsores de 13 e 16 (V8) litros. São três tipos de configurações de roda: 4x2, 6x2 e 6x4.
No acréscimo de maior disponibilidade para o cliente, o Streamline chega com um novo controle da suspensão a ar. O ajuste pneumático apresenta novas válvulas e sensores, num projeto mais robusto que posterga em 25% o intervalo de manutenção. Para contribuir ainda mais com o dia a dia do operador, a Scania adicionou dois botões de memória no controle remoto eletrônico da suspensão, totalizando quatro funções disponíveis.
O eficiente desempenho dos caminhões ganha mais um reforço com o lançamento do eixo traseiro R885. Sua capacidade máxima de tração foi aumentada em 18%. O eixo passa a tracionar 78 toneladas ante as 66 toneladas do equipamento da família atual, um aumento que deve elevar em até 50% a vida útil do componente.
Em termos de mercado, a Scania projeta uma participação importante do Streamline no mix de vendas. Atualmente, a marca é a líder no segmento acima de 45 toneladas de Capacidade Máxima de Tração (CMT), com um share de 32% e 13.187 unidades de pesados emplacados, no acumulado de janeiro a setembro.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro