01/08/2013 - Mauro Cassane/MM Editorial (Foto: divulgação) / Fonte: iCarros
Sim, o Brasil é o País do futebol e não é apenas nos estádios que reúnem torcidas apaixonadas. Aproveitando a grande exposição de mídia que o esporte possui no Brasil, os fabricantes de caminhões que produzem chassis de ônibus entram em cena, transportando os protagonistas do espetáculo. Assim, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Scania e, mais recentemente, Iveco, apostaram na grande visibilidade que o esporte nacional preferido pode proporcionar às empresas envolvidas. Conheça alguns dos “busões” que mais chamaram a atenção pelos seus conteúdos exclusivos para jogadores e comissão técnica de grandes times brasileiros.
“Vai, Corinthians”
O mais recente caso dessas parcerias de sucesso fez barulho no mês de julho. A Iveco entregou ao Sport Club Corinthians Paulista o “Mosqueteiro”, ônibus que teve o seu design escolhido pelos próprios torcedores, em uma campanha digital pelo Facebook da empresa. O veículo conta com o chassi Eurorider, que faz sua estreia no Brasil e é destinado ao transporte rodoviário de passageiros para longas distâncias, dentro do segmento de 19 toneladas de Peso Bruto Total.
A campanha digital moveu uma verdadeira multidão de fiéis por meio das mídias sociais: mais de 47 milhões de pessoas foram alcançadas pela ação, que convocou a torcida corintiana (entre os dias 1º e 15 de junho de 2013) a escolher o novo visual do veículo. A opção mais votada teve 53% dos votos. A quantidade de fãs da página da Iveco no início da votação era de 158 mil e, no último dia da campanha, passava dos 243 mil seguidores.
O “Mosqueteiro” é impulsionado pelo motor Iveco FPT Cursor 10, inédito no mercado nacional. Com 6 cilindros em linha, o propulsor é adaptado para a normativa Euro 5 (com tecnologia SCR) e entrega 380 cv de potência e um torque de 1.600 Nm a 1.000 rpm. Encarroçado pela Neobus, o ônibus, em seu interior, oferece aos jogadores e comissão técnica a Cromoterapia, um sistema de luzes de LED que fornece diversos tipos de cores para relaxamento pré e pós-jogo. O modelo conta ainda com uma poltrona que vira cama, desenvolvida especialmente para atendimento médico de atletas lesionados. Todas as poltronas são “Super Soft”, feitas em tecido e extremamente confortáveis, além de possuírem carregadores de celulares e controles individuais de iluminação (sensível ao toque) e áudio.
O ônibus traz também três monitores LCD, dois com 15’’ e um maior, no início do corredor, com 21’’. As oito poltronas iniciais são destinadas à comissão técnica e à diretoria, com um espaçamento maior entre as pernas para aumentar o conforto. Outros itens que compõe o “Mosqueteiro” são uma geladeira, uma cafeteira, um sanitário, sistema de Wi-Fi e ar-condicionado – um para os passageiros e outro para o condutor, com controles de temperatura separados. O motorista também se beneficia com a tecnologia e conta no painel com o Sistema Multiplex, um conjunto de comandos touch-screen em uma tela de 9” que permite o controle de 63 funções do ônibus (como controlar a cromoterapia, o ar-condicionado dos passageiros e da cabine do motorista etc.). O sistema também dispõe de uma câmera de ré e sensores de estacionamento.
“Botafogo, Botafogo...”
No final do ano passado, a Mercedes-Benz entregou ao clube carioca Botafogo de Futebol e Regatas o ônibus O 500 RS rodoviário. Em seu exterior, foi realizada uma pintura que exibe a bandeira tremulante do clube, em preto e branco, em toda a lateral da carroçaria. Nos extremos, ganham evidência a estrela do Botafogo e a estrela da Mercedes-Benz.
Com 13,1 metros de comprimento, a carroçaria Marcopolo modelo Paradiso 1200 G7 foi especialmente customizada para dar conforto para a equipe botafoguense. Entre seus itens e equipamentos incluem-se ar condicionado, janelas com vidros colados, três monitores LCD de 15 polegadas, aparelho de DVD, rádio MP3, toalete e duas geladeiras. A configuração interna do ônibus também engloba uma parede de separação que fica entre o motorista e a comissão técnica e jogadores, poltronas semileito “Super Soft” com descanso de pernas e cintos de segurança retráteis. As poltronas são modelo leito e há oito lugares para comissão técnica e 24 lugares para jogadores.
Na parte mecânica, o motor OM 457 LA, de 12 litros de cilindrada, oferece potência de 354 cv a 2.000 rpm, com torque de 1.600 Nm a 1.100 rpm. O elevado torque se traduz em excelentes arrancadas e retomadas de velocidade e em agilidade nas ultrapassagens, resultando em velocidades médias elevadas.
“Uma vez Flamengo...”
O Clube de Regatas Flamengo foi o primeiro do País a receber um ônibus Volkswagen com tecnologia Euro 5, atendendo às normas de emissão do Proconve P7. O Volksbus 18.330 OT foi entregue na sede do clube, no Rio de Janeiro (RJ), em novembro de 2012. O modelo conta com pintura personalizada nas cores vermelho e preto, e foi escolhida pelos próprios torcedores, em votação realizada pela página oficial do Flamengo no Facebook.
A carroceria é a Marcopolo G7 Paradiso 1200. Os detalhes internos também seguem as cores do clube, com 38 poltronas semileito revestidas em couro com espaçamento diferenciado, telas de LCD retráteis, dois refrigeradores e toalete. Na MAN Latin America, a entrega ao Flamengo faz parte do projeto “Seleção Volksbus”, que começou em 2007. Além do Flamengo, Vasco, Fluminense, Resende, Volta Redonda, Internacional, Grêmio, Atlético Paranaense, Palmeiras, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Goiás, Atlético Goianiense, Bahia, Sport, Náutico e Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também receberam ônibus Volkswagen para o transporte de seus jogadores e comissões técnicas.
“Lusa”
Em março deste ano, a “Seleção Volksbus” conquistou mais um reforço: a Associação Portuguesa de Desportos, a Lusa. A entrega do ônibus VW 18.330 OT ocorreu no Canindé, sede do clube, em São Paulo (SP). Este é o primeiro ano de parceria com a Portuguesa. As cores do clube, o distintivo e os dizeres "Orgulho de ser Lusa" estão estampados no ônibus que a delegação rubro-verde utilizará em todas as viagens para disputa dos campeonatos Brasileiro e Estadual.
A carroceria Marcopolo G7 Paradiso 1200 oferece poltronas reclináveis, refrigeradores e toalete. Além disso, a Portuguesa é o segundo clube a receber um ônibus VW Euro 5. O veículo possui motor Cummins ISL de 8,9 litros e 330 cv de potência, que trabalha com tecnologia SCR e utiliza ARLA 32 para atender os limites de emissões do Proconve P-7.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro