entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Coronavírus: nada de F1 até maio!

Diversas categorias do automobilismo também suspenderam seus eventos em busca de garantir a segurança dos envolvidos

13/03/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: LAT Images / Fonte: iCarros

Devido à pandemia de coronavírus (Covid-19), a Fórmula 1 decidiu pelo cancelamento do Grande Prêmio da Austrália, que aconteceria neste final de semana no Circuito de Albert Park, em Melbourne. A decisão veio após a McLaren anunciar ontem (12) que não participaria da prova por conta da confirmação de um caso da doença na equipe e, posteriormente, a organização do GP entrou em consenso com as equipes para o cancelamento da abertura da temporada.

Mais da F1:
+ Guia da F1: tudo sobre a temporada 2020
+ F1: Sette Câmara é o novo piloto reserva da Red Bull
+ Briga na F1: acordo da Ferrari com FIA é atacado por rivais

Além disso, nesta sexta-feira (13), a F1 também anunciou o adiamento de mais dois GPs: Barein e Vietnã. A temporada está prevista para começar no final do mês de maio, em Mônaco, mas a própria F1 disse que isso dependerá de como estará a pandemia nas próximas semanas.

“Como resultado, a Fórmula 1 e a FIA esperam começar o campeonato na Europa no final de maio, mas, devido ao forte aumento nos casos de COVID-19 na Europa nos últimos dias, isso será revisado regularmente”, anunciou a categoria em sua conta oficial do Twitter.

GP da China já havia sido adiado em fevereiro

Há um mês, a China teve seu GP adiado indefinitivamente por conta do epicentro do Covid-19, que se espalhou inicialmente no País. Diversas cidades foram isoladas na tentativa de conter a disseminação do vírus e, com isso, a corrida que aconteceria entre os dias 17 e 19 de abril foi suspensa até segunda ordem.

“Trabalhamos bem com nossos parceiros. Acho que estamos todos decepcionados. Mas esses são tempos difíceis e acho que tomamos as decisões que tivemos de tomar”, afirmou o chefão da F1, Chase Carey, em entrevista coletiva após o cancelamento do GP da Austrália.

Categorias cancelam e suspendem eventos no mundo inteiro

Diversas modalidades do esporte mundial também adiaram eventos nesta semana. No automobilismo, a Fórmula E suspendeu suas atividades por dois meses e introduziu um sistema de bandeiras “para determinar diferentes fases e janelas de tempo em que as corridas poderão ser reorganizadas ou permanecer inalteradas”.

Março e abril foram estabelecidos como meses de bandeira vermelha, ou seja, nenhuma corrida será disputada neste período. Enquanto isso, maio está com bandeira amarela, o que deixa a oportunidade aberta para avaliação da organização, e junho e julho seguem com bandeira verde.

A Indy também anunciou nesta sexta-feira o cancelamento da abertura do campeonato em São Petersburgo, além das provas em Alabama, Austin e Long Beach. A expectativa é de que o campeonato retorne em maio.

Outro evento recente que foi adiado é as 1000 Milhas de Sebring, etapa do torneio de endurance do IMSA que seria realizada a partir do próximo dia 18 e agora está marcada para o final da temporada, em novembro.

Stock Car proíbe participação de pilotos estrangeiros

A Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, tem sua estreia em 2020 marcada para o dia 29 de março com a Corrida de Duplas, em Goiânia. No entanto, a organização da categoria anunciou ontem a suspensão da participação de pilotos convidados estrangeiros no evento.

Em um comunicado breve, a Stock Car confirmou a prova, mas não limitou a participação de pilotos brasileiros que estiverem no exterior recentemente. Ex-F1, Rubens Barrichello estava em Melbourne, na Austrália, para correr em uma prova preliminar e deverá disputar a abertura da Stock Car, isso se ela não for adiada.

“Por conta da pandemia provocada pelo coronavírus, a Stock Car decidiu por bem proibir a participação de pilotos convidados estrangeiros nos 200 km de Goiânia, marcados para o próximo dia 29. A prova segue confirmada”, disse o comunicado.

Com o noticiário mudando de forma muito veloz, a VICAR, organizadora da Stock Car, aguarda uma posição oficial dos órgãos de Goiás para que seja tomada uma posição definitiva sobre um possível adiamento. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.