entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Após F1 e Indy, automobilismo nacional também é paralisado

Stock Car anuncia adiamento de duas etapas e outras categorias também terão alterações em seus calendários

16/03/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Confederação Brasileira de Automobilismo anunciou nesta segunda-feira (16) a paralisação de todas as competições que possuem sua chancela. Por causa do Coronavírus (COVID-19), a própria Stock Car já havia adiado a etapa de abertura ainda na sexta-feira passada.

Mais da F1:
+ Coronavírus: nada de F1 até maio!
+ Guia da F1: tudo sobre a temporada 2020
+ F1: Sette Câmara é o novo piloto reserva da Red Bull

“Por conta da expansão do novo Coronavírus (Covid-19) no país, a CBA suspendeu, por prazo indeterminado, a realização das provas automobilísticas em todo o território nacional. A resolução foi efetuada sob orientação de sua Comissão Médica e seguindo recomendações do Ministério da Saúde e das Secretarias Estaduais de Saúde”.

O comunicado da CBA também registra que houve uma conversa prévia com os organizadores de diversos eventos antes da tomada de decisão.

“A decisão se deu após conversas que envolveram promotores, pilotos e federações e visa evitar a exposição de todos que trabalham em nosso esporte no país e do público em geral. A Confederação Brasileira de Automobilismo seguirá com diálogo constante com os atores do nosso segmento e órgãos governamentais competentes e reavaliará a medida tão logo os riscos sejam amenizados”, finaliza o comunicado.

Stock Car adia as duas primeiras etapas

Tradicional prova do automobilismo brasileiro, a Corrida de Duplas da Stock Car foi adiada para 22 de novembro, em Goiânia. A prova abriria o campeonato em 29 de março, no próprio circuito de Goiás, com a presença de grandes pilotos do esporte a motor brasileiro e internacional.

Com isso, existia a expectativa de que a abertura da temporada 2020 pudesse acontecer no Velopark em 12 de abril, mas a segunda etapa também foi adiada nesta segunda-feira. A VICAR, organizadora da categoria, se comprometeu a encontrar novas datas para que o calendário siga com 12 etapas neste ano.

“A CBA conversou com a VICAR, promotora da Stock Car, a respeito do cancelamento de todas as corridas nos próximos 30 dias, prazo prorrogável dependendo do cenário provocado pelo coronavírus. A medida foi prontamente apoiada pela empresa”, disse o comunicado da Stock Car.

F1 e outros campeonatos também anunciam pausa

Faltavam apenas duas horas para o primeiro treino livre do GP da Austrália, quando a F1 anunciou oficialmente o cancelamento da abertura da temporada em Melbourne, no último final de semana.

Algumas horas depois, a categoria também anunciou o adiamento do GP do Barein e o do Vietnã, seguindo o que já havia acontecido com a prova da China.

As categorias de acesso à F1, a F2 e F3, também tiveram suas provas iniciais no Barein adiadas. A expectativa da FIA é que a F1 retorne no final de maio, em Mônaco.

“A situação global do Covid-19 é fluida e muito difícil de prever, e é correto dedicar tempo para avaliar a situação e tomar a decisão certa. Estamos tomando estas decisões com a FIA e com nossos promotores para garantir a segurança de todos os envolvidos na F1 e nossos fãs”, diz Chase Carey, CEO do Liberty Media, que organiza a F1.

A Indy, Nascar, Copa Truck e várias outras competições também anunciaram paralisações em seus campeonatos pelo mundo.

Porsche Cup e Copa SP de Kart são realizadas com acesso restrito

O Governo do Estado de São Paulo solicitou que eventos fossem realizados com no máximo 500 pessoas, evitando assim aglomerações em praças esportivas.

Seguindo essas medidas de segurança, a Porsche Cup teve sua etapa inicial da temporada 2020 em São Paulo, no último sábado (14). As vitórias em Interlagos ficaram com Miguel Paulo na corrida 1 e Alceu Feldmann na prova 2, esta última com o grid invertido.

Somente funcionários da organização, pilotos, equipe de transmissão e outras poucas pessoas puderam acompanhar as corridas in loco.

O mesmo valeu para a Copa São Paulo de Kart, principal campeonato regional da modalidade, que teve acesso restrito no último sábado no Kartódromo Granja Viana, em Cotia.

A torcida de todos os fãs do automobilismo é de que a pandemia perca sua força nas próximas semanas e as competições possam retornar o mais breve possível. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.