Sobre Lamborghini Aventador
Sobre o Lamborghini Aventador 2022
Superesportivo (ou supercarro) de alto desempenho, o primeiro Lamborghini Aventador LP 700-4 foi apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Genebra, Suíça, em 2011, como substituto do modelo Murciélago. Seguindo a tradição da marca, ele é batizado com o nome de um toro espanhol lendário.
Sua configuração é também clássica: motor V12 naturalmente aspirado (sem turbo), instalado entre-eixos (logo atrás do banco do motorista), perfil baixo e afilado e estilo de agressividade extrema, que lembra – por dentro e por fora – o de um moderno avião de caça.
Com chassis construído em fibra de carbono e suspensão inteligente desenvolvida a partir das que são usadas na Fórmula 1, o Aventador está disponível com duas configurações de carroceria, fechada ou conversível (Spyder), sempre com bancos esportivos para dois ocupantes apenas.
A atual e última série do Lamborghini Aventador – a marca já anunciou que o modelo sai de linha este ano –, a 780, é oferecida em duas opções “básicas”, ambas também com versões fechadas e conversíveis. A primeira delas é a “comum”, SVJ.
Com o já mencionado motor V12 de 6.5 litro (6.498 cm³), que lhe rende 770 cv de potência e 73,4 kgfm de torque, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, chegando aos 350 km/h. Sua transmissão é automática sequencial com dupla embreagem e sete marchas e a tração é integral permanente (nas quatro rodas).
Já a edição comemorativa Ultimae – limitada a 100 unidades, com apenas uma delas destinada ao Brasil – é um pouquinho mais forte: são 780 cv, obtidos pelo mesmo motor, com ligeira alteração em sua programação. Com isso, ele chega aos 355 km/h, mantendo a mesma aceleração de 0 a 100 km/h do SVJ.
As duas versões se diferenciam também por detalhes de acabamento e acessórios. Enquanto o SVJ traz uma grande asa (aerofólio) traseira, o Ultimae conta com aprimoramentos aerodinâmicos na dianteira e ao longo de sua carroceria, o que resulta num ganho de 40% de “downforce” – a pressão aerodinâmica que empurra o carro para baixo, aumentando sua estabilidade.
Todos os Aventador contam com um painel de instrumentos digital customizável e que muda de formato e cores de acordo com o modo de condução pré-programado que você selecionar: Strada (o normal), Sport (um pouco mais apimentado) e Corsa (palavra que significa corrida, em italiano, e que implica o desligamento de boa parte dos controles eletrônicos de segurança disponíveis.
Além desses, há o “setup” ECO, que privilegia a economia de combustível. Mas se preferir, o motorista/piloto tem liberdade para personalizar suas configurações, interferindo, por exemplo, nas respostas do acelerador, trocas de marcha, comportamento da suspensão e da direção.
Como é de se esperar em um carro de sua astronômica faixa de preço, o Lamborghini Aventador oferece um padrão de acabamento e de acessórios ultrassofisticado, combinando materiais nobres – como couro, fibra de carbono e alcântara, que forram painéis e bancos (em forma de concha).
Volante multifuncional, multimídia com sistema de som premium e navegador residente, ar condicionado digital, câmera de ré e sensores de estacionamento estão entre os itens de série.
O modelo é equipado com rodas de 20 polegadas na dianteira e de 21 polegadas na traseira e conta com freios a disco de carbono-cerâmica (como nos carros de corrida), além dos “básicos” controles de estabilidade e de tração. Sua estabilidade é reforçada com um leve esterço (movimento de eixo) das rodas traseiras, controlado eletronicamente, em altas velocidades.