Sobre Honda Fit
Lançado em junho de 2001 no Japão, o Fit obteve um feito inédito para a Honda naquele país: foi o automóvel mais vendido no ano 2000, com 250.790 unidades. Comercializado hoje em 60 países, o compacto japonês chegou ao Brasil em 2003, sendo produzido na fábrica de Sumaré (SP). Atualmente, ele está disponível em cinco versões: DX, LX, LXL – com motor 1.4 16V de 100 cv (gasolina)/101 cv (álcool) e 13kgfm de torque a 4.800 rpm -, EX e EXL, ambos com bloco 1.5 16V de 155 cv (gasolina)/116 cv (álcool) e 14,8 kgfm a 4.800 rpm. O motor i-VTEC Flex (Controle Eletrônico Variável de Sincronização e Abertura de Válvulas) está aplicado em todas as versões. A transmissão pode ser manual de cinco velocidades (com exceção da versão EXL) ou automática de cinco marchas, com troca no volante na versão EXL.
Visual jovem e espaço de sobra
O monovolume compacto da Honda desde o início chama a atenção por seu bom espaço interno. Isso porque ele traz um padrão inovador: o chassi com a tecnologia Global Small Platform, que caracteriza-se pela dianteira reduzida, espaço versátil, cabine alta e porta-malas flexível. O tanque de combustível tem capacidade para 42 litros e está instalado sob o assoalho, centralizado abaixo dos bancos dianteiros, recurso que garantiu um habitáculo ainda mais amplo.
Mudanças e novidades
Em 2007, além de uma leve re-estilização, o Fit ganhou o motor 1.4 com tecnologia bicombustível. No ano seguinte, mais novidades: a introdução da cor Verde Deep Perolizado e a chegada da série especial 1.5S, mais esportiva e exclusiva. No mesmo ano, o Fit chegou à sua segunda geração e se transformou no New Fit, com visual totalmente novo e ainda mais espaço interno.
Inovação
Segundo a montadora japonesa, o Fit foi o primeiro carro brasileiro equipado com transmissão automática Honda CVT (Continuously Variable Transmission),com relações de marchas continuamente variáveis. O sistema, concebido para possibilitar ao motor trabalhar sempre na faixa mais eficaz de rotação, utiliza sofisticados e complexos dispositivos eletrônicos e de mapeamento para selecionar a marcha adequada, de acordo com circunstâncias como aceleração, velocidade e retomada. Outra exclusividade do modelo é o sistema de configuração dos bancos ULT (sigla que reúne as palavras “utilitário”, “longo” e “alto”, em inglês). A ferramente permite mais de dez configurações, tem operação simples e sem a necessidade de remoção dos encostos de cabeça.