Sobre Fiat Idea
Por baixo do capô
A minivan Idea pode ser equipada com três opções de motorização. A versão de entrada traz motor 1.4 8V flex que rende 80 cv com gasolina e 81 cv de potência com etanol. A configuração intermediária possui propulsor 1.6 16V, também flex, que desenvolve 115 cv e 117 cv, respectivamente. Já a topo de linha tem motor 1.8 16V flex de 130 cv quando abastecido com gasolina e 132 cv com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas de série em todas as configurações, mas as opções mais caras Essence 1.6 e Adventure 1.8 podem ser equipadas opcionalmente com transmissão automatizada Dualogic de cinco velocidades.
Mais do Idea
A minivan está à venda em três versões de acabamento, com dimensões diferentes dependendo da opção escolhida. A de entrada Attractive mede 3,95 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,70 m de altura e 2,51 m de entre-eixos. Já a topo de linha Adventure, que se diferencia por exibir um visual com apelo fora de estrada, mede 4,20 m, 1,73 m e 1,81 m, respectivamente. A única medida que se mantém igual é o entre-eixos. Seu porta-malas leva 380 litros, podendo chegar a 1.500 litros com o banco traseiro totalmente rebatido e com carga até o teto. Aliás, um dos destaques da Idea é a posição elevada de dirigir, além de contar com espelho suplementar no teto de série desde a versão de entrada.
Passado
A estreia do Idea no mercado nacional aconteceu em 2005. A principal mudança do modelo aconteceu em 2010, quando foi reestilizado, ganhou novos motores e teve seu catálogo de versões renovado. De lá para cá, a Idea recebeu apenas atualizações de equipamentos e leves alterações visuais. A minivan é fabricada em Betim (MG).