Sobre Audi R8
Sobre o Audi R8 2022
Lançado na Europa em 2006 e já importado para o Brasil no ano seguinte, o R8 foi o primeiro superesportivo e também o primeiro carro com motor central (montado entre-eixos) da Audi, que assim passou a rivalizar em desempenho e arrojo com marcas como Ferrari, Porsche e Lamborghini.
Em pouco tempo, o carro entrou para o rol dos “carros de sonho”, ganhando inclusive a garagem do emblemático Homem de Ferro, personagem dos quadrinhos e do cinema relacionado a um comportamento intempestivo e (também) à alta tecnologia.
Baseado no carro-conceito Le Mans Quattro, que se destacara no salão do automóvel de Genebra em 2003, o modelo trouxe para as ruas muito do que a marca alemã desenvolveu ao longo de suas participações em corridas de longa duração nas pistas europeias.
Com apenas dois lugares, o R8 foi oferecido inicialmente duas opções de motor, um V8 de 4.2 litros ou um V10 5.2, tendo versões com tração traseira ou integral.
A segunda e atual geração do superesportivo surgiu em 2015, ganhou uma versão conversível (spyder) no ano seguinte e recebeu retoques mais expressivos em 2018, ficando com a aparência que tem até hoje.
Ao longo desse período, as alterações significativas no R8 tiveram foco em detalhes de acabamento e, principalmente, em seus dados de desempenho, passando de 570 cv para até 610 cv de potência.
Em seu modelo 2022, o R8 está disponível no Brasil em uma única versão, a 5.2 Performance S-Tronic Quattro, com tração integral e motor V10 de 5.2 litros – com quatro válvulas por cilindro, naturalmente aspirado.
Esse propulsor rende os já mencionados 610 cv de potência (aos 8.250 rpm) e 57,1 kgfm de torque (aos 6.500 rpm). A transmissão é do tipo automatizado S-Tronic, com dupla embreagem e sete velocidades, com opção para trocas manuais por borboletas no volante (paddle shifters).
Segundo a Audi, o modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e atingir a velocidade máxima de 330 km/h. O modelo é equipado com seis air-bags e conta um generoso pacote de dispositivos eletrônicos de segurança, incluindo frenagem autônoma de emergência e sistemas de estabilidade, tração e distribuição de frenagem.
Por meio de diferentes modos pré-programados de condução, o superesportivo pode ser conduzido com foco no conforto e até na economia de combustível – ele é capaz de desligar metade dos cilindros do motor quando atinge velocidades constantes de cruzeiro.
Seu ponto forte, no entanto, está no desempenho mais radical – contando, inclusive, com sofisticados sistemas de suspensão ajuste eletrônico e de distribuição vetorial de tração e, ainda, com controle de largada para arrancadas ultrarrápidas.
Com acabamento digno de um modelo de alto luxo, o R8 mantém o padrão das versões de topo de linha da marca, contando com faróis de full LED, bancos e painéis forrados em couro e alcântara e toda sorte de recursos de conectividade em multimídia e comunicação. Sua carroceria combina aços especiais de alta resistência e baixo peso com alumínio e fibra de carbono. O modelo é produzido na Alemanha.