Sobre Volkswagen Golf
Junto ao Fusca, o Golf é um dos carros mais icônicos e cultuados da Volkswagen. Sua sétima geração primeiro veio importada da Alemanha e depois do México, sendo posteriormente produzido no Brasil. O Golf é a grande vitrine de tecnologia da Volkswagen, sendo um dos modelos mais vendidos da marca alemã globalmente. Além disso, é um dos carros que está em produção ininterrupta há mais tempo no mundo.
Linha 2018
Todas as configurações do Golf 2018 ganharam uma repaginada no visual. O que compreendeu a inclusão de novos faróis com lâmpadas de LED para as luzes diurnas, nova grade, para-choque dianteiro e abrigo dos faróis de neblina. Atrás, o para-choque também foi renovado e todas as configurações passam a contar com lanternas com lâmpadas de LED.
É possível diferenciar as versões do Golf pelos faróis: o Comfortline usa LEDs apenas na iluminação diurna, o Highline tem faróis full-LED e o GTI traz filetes vermelhos nos faróis. As rodas de liga-leve mudam para cada versão, enquanto o GTI tem para-choques exclusivos e aerofólio traseiro.
Na cabine, o Golf ganhou novos tecidos e couro nos bancos, além de mudanças na central multimídia, que ficou maior e mais completa. As versões mais caras passam a trazer como opcional o painel de instrumentos totalmente digital.
Outra alteração importante ocorreu na versão Comfortline de entrada. Antes oferecida com opções de motor 1.0 TSI manual, 1.6 MSI manual ou 1.6 MSI automática, a partir da linha 2018 o modelo vem só com o tricilíndrico turbinado e acompanhado pela transmissão automática convencional Tiptronic de seis velocidades com possibilidade de trocas manuais por meio da alavanca ou de aletas atrás do volante.
Informações técnicas
Apenas a versão de entrada do Golf hatch, a Comfortline, vem de fábrica com o motor 1.0 TSI turbo flex de três cilindros. Ele é capaz de entregar 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com etanol ou 116 cv respectivamente com gasolina, que tem o mesmo número de torque. A novidade na linha 2018 é a introdução do câmbio automático de seis marchas. Assim, o Golf usa exatamente o mesmo conjunto do Polo quando equipado com o 1.0 turbo.
Já para o Golf Highline, Golf Variant Comfortline e Golf Variant Highline, o propulsor utilizado é o 1.4 TSI turbo flex de quatro cilindros, que entrega 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque seja com etanol ou com gasolina. Para esse motor a opção de câmbio é o mesmo automático convencional de seis marchas.
Por último, o Golf GTI é o único que utiliza o propulsor 2.0 TSI turbo a gasolina capaz de entregar 230 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Nesta aplicação, a transmissão utilizada é a automatizada de dupla embreagem banhada a óleo com seis marchas.
O hatch mede 4,25 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de entre-eixos, com capacidade para 313 litros no porta-malas.