Sobre Volkswagen Golf
Linha 2015
Após manter o Golf nacional parado no tempo oferecendo a quarta geração do carro por mais de uma década, a Volkswagen apresentou a sétima geração do hatch, agora em sintonia com o que é oferecido na Europa. Além da carroceria nova, o modelo introduziu uma série de melhorias, oferecendo apenas motores turbinados e mais eficientes. O mítico Golf GTi também fez seu retorno ao mercado nacional. Inicialmente importado da Alemanha, o hatch médio agora vem do México.
Sob o capô
O Golf de sétima geração pode ser equipado com um motor 1.4 turbo a gasolina de 140 cv e 25,5 kgfm de torque para as versões Confortline e Highline. Já a versão GTi recebe um bloco 2.0 turbo a gasolina tem 220 cv e 35,7 kgfm. O propulsor menor pode receber câmbio manual de seis marchas ou de dupla embreagem com sete velocidades. Já o maior sai de fábrica com uma transmissão de dupla embreagem com seis marchas.
Mais do Golf
O Volkswagen Golf é um dos carros mais vendidos do mundo e agora é oferecido no Brasil com a mesma carroceria comercializada em outros países. A melhora é sensível tanto em acabamento quanto em conforto. Além disso, os novos conjuntos de motor e transmissão deixaram o modelo com melhor performance e eficiência.
Passado
O Golf nasceu na Europa ainda na década de 1970 como o sucessor dos modelos refrigerados a ar da Volkswagen. O primeiro a desembarcar no Brasil, já nos anos 1990, era da terceira geração. A quarta é produzida em São José dos Pinhais (PR) desde 1998 e recebeu sua última atualização em 2007. A quinta e a sexta geração do modelo nunca chegaram ao Brasil.