Sobre Volkswagen Gol
Há 25 anos, é o carro mais vendido do País. Queridinho incontestável dos brasileiros, o Volkswagen Gol já passou por diversas transformações até chegar à sua atual geração. Lançado em 1980, o compacto da marca alemã foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil. Só para se ter uma ideia do seu sucesso, desde o início das vendas já foram fabricadas mais de seis milhões de unidades do veículo, a maior parte delas (mais de cinco milhões) vendidas no mercado interno. Hoje, o hatch é comercializado em mais de 50 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. No Brasil, ele é produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo.
Inovações
Em 1980, o Gol era vendido apenas com motor 1.3 refrigerado a ar e movido a gasolina ou álcool. Nove anos depois, a VW já lançava o esportivo GTI, o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica. E suas inovações não pararam por aí. Ele também foi o primeiro carro do Brasil equipado com motor 1.0 16V Turbo (em 2000) assim como o primeiro com propulsor bicombustível (2003).
Em 2013, o Gol não sofreu nenhuma transformação radical, mas passou a adotar o padrão mundial de identidade da Volkswagen, composto pelas barras horizontais e farois com linhas retangulares. A mudança deixou o design do modelo mais próximo do Fox. A oferta dos motores 1.0 e 1.6, assim como as opções de câmbio manual e automatizado i-Motion, foram mantidas. Para o bloco popular, no entanto, a VW promete uma economia de até 4% no consumo de combustível a partir de agora.
A versão Rallye do Gol retornou à oferta do compacto na linha 2014. Além dele, a Volkswagen também criou a configuração Track, cujos diferenciais ficam por conta dos pneus de uso misto e da altura elevada do solo em 23 mm.