Sobre Volkswagen Fox
Linha 2017
O hatch Fox ganha na linha 2017 a série especial Run, com produção limitada. Equipada com motor 1.6 de até 104 cv (etanol) e câmbio manual ou automatizado I-Motion de cinco marchas, ela é baseada na configuração Comfortline 1.6. Por fora, o Fox Run se diferencia pelas faixas laterais, pela grade dianteira tipo colmeia em preto brilhante, pelos faróis com máscara escurecida, pelo adesivo preto na região da placa traseira, pelas lanternas traseiras escurecidas, pelos espelhos retrovisores pintados de preto e pelas rodas de liga leve de 15”. Já o interior recebe revestimento e painel escurecidos, volante e alavanca de câmbio revestidos de couro, tapetes de carpete e bancos com revestimento exclusivo com a inscrição "Run" nos encostos dianteiros.
Outras novidades na linha 2017 incluem volante multifuncional de série a partir da versão Comfortline 1.0, pneus com baixa resistência ao rolamento e novas rodas e calotas em toda a linha e oferta de câmera de ré opcional para todas as versões exceto a de entrada Trendline. Por fim, há novas centrais multimídia – também opcionais - com espelhamento da tela do celular por meio dos aplicativos Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link.
Por baixo do capô
O hatch pode vir equipado com motor 1.0 flex de três cilindros e 12 válvulas que desenvolve 82 cv de potência com etanol e 75 cv com gasolina. Com esse propulsor, o câmbio é sempre manual de cinco marchas. Há ainda o motor 1.6 8V que rende 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, acompanhado da transmissão manual ou da automatizada I-Motion de cinco velocidades. Por fim, a topo de linha Highline conta com motor 1.6 16V que desenvolve 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, com câmbio manual de seis velocidades ou o automatizado I-Motion.
Mais do Fox
O Fox mede 3,86 metros de comprimento e 2,46 metros de distância entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 270 litros, podendo chegar a 1.016 litros com os bancos rebatidos. Desde a versão de entrada, o hatch vem de série com direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas e rodas aro 15. A configuração topo de linha acrescenta equipamentos como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de tração e pedaleiras esportivas de alumínio.
O Fox conta ainda com uma versão com apelo esportivo chamada Pepper, que se diferencia pela grade do motor em formato de colmeia com detalhes vermelhos e pelos apliques na carroceria. O interior recebe detalhes exclusivos na cor vermelha. Há também uma configuração mais aventureira, a Track, com rack de teto, acabamento preto nas molduras inferiores, nas caixas de rodas, nas maçanetas e nos retrovisores, grade dianteira com friso pintado de branco, faróis escurecidos e para-choques com faróis de neblina.
Passado
Lançado no Brasil em 2003, o Volkswagen Fox revolucionou o segmento dos compactos no País. Pequeno por fora e com ampla versatilidade interna, ele se tornou um dos carros preferidos dos brasileiros. Em 2005, o hatch ganhou a derivação aventureira CrossFox e, em 2009, veio a primeira reestilização. Em 2014, o Fox estreou a motorização 1.0 de três cilindros da Volkswagen na versão Bluemotion, motor que é compartilhado com o compacto up!. Para o modelo 2015, o Fox mudou o visual, ganhou uma opção de motor mais potente, novo câmbio manual de seis marchas e mais equipamentos de série. Já no modelo 2016, lançado em meados de 2015, o hatch aposentou o motor 1.0 flex de quatro cilindros para deixar toda a gama 1.0 com o propulsor de três clindros que já equipava a versão Bluemotion.