Sobre Toyota Yaris Hatch
O Toyota Yaris foi apresentado ao mundo 1999, mas levou nada menos que 19 anos para desembarcar em terras brasileiras.
Em 2018, o modelo chegou ao País em sua terceira geração, com as versões hatch e sedã, sendo que aos poucos foi tomando lugar do Etios, que saiu de linha em 2021. Os principais rivais do Yaris hatch são VW Polo e Fiat Argo.
Linha 2019
O primeiro modelo Yaris a chegar no Brasil mescla itens do Corolla e Etios, totalizando cinco versões: XL, XL CVT, XL Plus, XS e XLS.
A versão de entrada XL utiliza motor flex 1.3 litro Dual VVTi de até 101 cv no etanol (94 cv com gasolina).
O câmbio é manual de seis marchas, enquanto todas as outras variantes utilizam transmissão automática CVT simulando sete marchas, sendo duas versões 1.3l e as topo de linha utilizam propulsor 1.5l de até 110 cv no etanol (105 cv com gasolina) e 14,7 kgfm de torque máximo.
O Yaris vem de série com controle de tração e estabilidade, airbags dianteiros, assistente de partida em rampa, cinto de três pontas para cinco pessoas, piloto automático, vidros e retrovisores elétricos, ar-condicionado, rodas de liga leve 15 polegadas, acendimento automático dos faróis, freios ABS, BAS e EBD e isofix para cadeirinha infantil.
A versão XL Plus inclui central multimídia com tela touch screen, comandos do computador de bordo no volante, porta copos para a fileira traseira, partida por botão, chave inteligente Smart Key e ar-condicionado digital.
Logo acima aparece a XS, com paddle shifters no volante para troca de marchas, bancos e volante em couro e câmera de ré.
A topo de linha XLS ainda é completada com sete airbags, teto solar elétrico, maçanetas das portas cromadas, lanternas com sensor de chuva e em LED e retrovisores externos com rebatimento elétrico.
O Yaris hatch possui 310 litros de capacidade no porta-malas, capacidade inferior aos 473 litros das versões sedan.