Sobre Toyota Etios Sedan
O Etios Sedã foi o primeiro sedã compacto da Toyota produzido no Brasil. Fabricado na planta de Sorocaba (SP) ao lado do Yaris Sedã, o Etios foi criado tendo em vista países emergentes, como Índia e Brasil. Foram feitas diversas mudanças e melhorias no modelo ao longo dos anos, incluindo a adoção de transmissão automática, painel digital e melhorias no acabamento.
Linha 2019
Com a chegada do Yaris Sedã a Toyota reposicionou o Etios Sedã como seu modelo de entrada e reduziu drasticamente a quantidade de versões oferecidas por aqui. Ele passou a ser vendido somente nas versões X e X Plus, ambas com motor 1.5 e com opção de câmbio automático.
Com a mudança de equipamentos, o Toyota Etios Sedã não traz mais central multimídia nem mesmo como opcional. A versão de entrada X traz de série direção elétrica, vidros elétricos, retrovisores elétricos, controle de tração e estabilidade, painel digital e ar-condicionado. Além do motor mais potente, a X Plus agrega rodas de liga-leve e sistema de som simples.
Por baixo do capô
O Etios Sedã é equipado somente com motor 1.5 quatro cilindros flex aspirado que entrega 107 cv com etanol e 102 cv com gasolina, enquanto os valores respectivos de torque são 14,4 kgfm e 14 kgfm.
Para ambos os propulsores, há opções de transmissão manual de seis marchas ou automática de apenas quatro marchas.
Com carroceria sedã, o Etios mede 4,39 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,51 m de altura e 2,55 m de entre-eixos com porta-malas de 562 litros. Equipado apenas com motor 1.5, o sedã pesa 970 kg. Espaço interno farto na segunda fileira de bancos e porta-malas grande são seus grandes trunfos de venda.