Sobre Toyota Etios Sedan
Linha 2017
Sem grandes alterações visuais, o modelo mudou sob o capô. Entre as principais alterações estão a introdução de câmbios manuais de seis velocidades e automáticos de quatro velocidades para todas as versões, além de os propulsores ganharem comando duplo variável de válvulas, elevando a potência e o torque. O painel também mudou. Ele continua em posição central, mas agora o velocímetro é digital, facilitando a leitura dos instrumentos. Além disso, a versão topo de linha Platinum agora exibe visual exclusivo, diferente das outras versões
Por baixo do capô
Todas as versões do Etios Sedan são equipadas com um motor 1.5 flex. E com o novo comando de válvulas, a potência do motor cresceu. O propulsor teve um ganho de 11 cv em relação ao modelo anterior, entregando agora 107 cv com etanol e 102 cv com gasolina, enquanto os valores respectivos de torque são 14,4 kgfm e 14 kgfm. Há opções de transmissão manual de seis marchas - substitui a antiga de cinco velocidades - e a inédita automática de quatro marchas. A Platinum é a única vendida apenas com a transmissão automática.
Mais do Etios Sedan
Com carroceria sedã, o Etios mede 4,3 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,55 m de entre-eixos com porta-malas de 562 litros. Equipado apenas com motor 1.5, o sedã pesa 970 kg. Ele é oferecido em três versões de acabamento. Desde a configuração de entrada ele traz de série direção elétrica, ar-condicionado, vidros, espelhos e travas com acionamento elétrico, rodas de ferro aro 14 com calotas, abertura elétrica do porta-malas e enconsto central de braço (na versão automática apenas).
A topo de linha Platinum agora exibe um desenho exclusivo para se diferenciar das demais, com para-choques dianteiro e traseiro redesenhados, nova grade frontal na cor do veículo, faróis e lanternas com máscara negra, novas rodas de liga leve de 15 polegadas, saias laterais, acabamento preto na coluna central, bancos revestidos de couro e, no sedã, aerofólio traseiro.
Passado
O Etios é o primeiro modelo compacto da marca de origem japonesa no mercado brasileiro. Fabricado na planta de Sorocaba (SP), o Etios foi criado para servir países emergentes, como Índia e Brasil, e gerar volume de venda para a fabricante. No modelo 2015, ele recebeu uma pequena repaginada no painel, principal fonte de reclamações dos consumidores. Em abril de 2016, o modelo ganhou alterações mais profundas, com mudanças no motor, inclusão de câmbio automático e painel digital.