entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Veja carros que têm soluções diferentes para itens comuns

Algumas marcas gostam de imprimir sua identidade em cada canto dos carros e, às vezes, apresentam soluções inovadoras

29/06/2017 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Mudanças são sempre bem-vindas no mercado e não é raro as fabricantes inovarem e adotarem soluções diferentes do que a maioria faz. Do visual a equipamentos, algumas dessas soluções vieram para ficar. Conheça a seguir dez itens presentes em carros à venda no Brasil que contam com algumas soluções diferenciadas.

Leia mais:
Fiat Argo Drive, Chevrolet Onix LT ou Hyundai HB20 Comfort? 
Top 10: Os SUVs mais econômicos do Brasil em 2017 

Renault Duster Oroch ganha nova versão mais barata 
5 carros desenvolvidos no Brasil vendidos no resto do mundo

Fiat Toro – Tampa da caçamba

Tradicionalmente, a tampa traseira da caçamba das picapes é aberta para baixo, mas a Fiat decidiu apostar em uma outra alternativa. Tal qual em furgões, a tampa traseira da Toro é dividida ao meio e é aberta para as laterais, horizontalmente. Essa solução deve ter reduzido o peso da peça, além de facilitar o acesso à carga.

Toyota Etios / Citroën C4 Picasso – Painel central

Solução rara no mercado brasileiro, o Toyota Etios adotou painel central, antes analógico e agora digital. A mudança foi motivada por críticas de clientes à difícil visualização dos leitores analógicos centrais. Mas essa não é uma solução tão nova: nos anos 1990, Renault Twingo e Citroën Xsara Picasso já desfilavam pelas ruas brasileiras com painel central digital. Agora, quem também exibe isso é a Citroën C4 Picasso e sua versão maior Grand C4 Picasso.

Mercedes-Benz / Citroën C4 Picasso – Alavanca de câmbio

Que atire a primeira pedra o desavisado que, ao pilotar pela primeira vez um Mercedes-Benz moderno, não acionou a alavanca de câmbio sem querer ao tentar ligar os limpadores de para-brisa. Em posição pouco usual, a alavanca economiza espaço no console central e fica na coluna de direção, logo atrás do volante. A solução também é usada pela minvan Citroën C4 Picasso desde sua primeira geração, porém, fica um pouco mais acima, dificultando essa confusão.

Volkswagen up! - Saída de ar central

Em um subcompacto cada centímetro aproveitado conta, por isso a Volkswagen moveu a saída de ar central para uma posição pouco usual: na parte superior do painel. Com o rádio e os comandos de ventilação onde estariam tradicionalmente as saídas de ar, os passageiros do up! têm apenas as saídas laterais direcionais, já que a central superior é fixa. 

Mercedes-Benz – Sensor de ré traseiro

Em diversos carros da Mercedes-Benz, uma barra com gráficos instalada no teto na parte traseira funciona como sensor de estacionamento. Sem o "pi pi pi" sonoro, ele possui luzes que vão de amarelo a vermelho para indicar a distância do carro aos objetos. A visualização é feita pelo retrovisor.

Citroën C3 e C4 Picasso – Para-brisa Zenith

Para expandir a área envidraçada na dianteira e ampliar a sensação de espaço, a Citroën esticou o para-brisa do C3 e da C4 Picasso. Podendo ser aberto ou fechado, ele possui uma cobertura que amplia o para-brisa até próximo da cabeça dos passageiros dianteiros ou retorna ao tamanho tradicional.

Fiat Strada – Três portas

Apesar do Hyundai Veloster ser o primeiro carro vendido no Brasil com essa configuração, a Fiat Strada trouxe uma solução ainda mais alternativa. Para economizar espaço e facilitar a entrada de ocupantes no banco traseiro, a terceira porta da Strada é aberta para trás, sistema conhecido como porta suicida. O cinto de segurança do passageiro dianteiro é levado junto com a porta, porém um ponto de fixação permanece dentro da cabine, o que exige um pouquinho de atenção ao entrar no veículo.

Peugeot – i-Cockpit

Por convenção, a não ser que o painel de instrumentos esteja em posição central, ele normalmente é visto através do volante. Mas não é bem assim que a Peugeot pensa. Com painel de instrumentos em posição elevada para que seja visto por cima do pequeno e esportivo volante, os atuais Peugeot 208, 2008 e 3008 mudaram um pouco a forma de dirigir. Esse conceito de ergonomia é chamado pela Peugeot de i-Cockpit.

Fiat Mobi e Uno GSR – Câmbio por botão

Inspirado nos modelos da Alfa Romeo, o câmbio automatizado agora chamado de GSR pela Fiat é acionado por meio de botões no Mobi e no Uno. Esse sistema substitui a tradicional alavanca usando cinco botões: N (neutro), D (drive), R (ré) e A/M (seleciona entre trocas manuais ou automáticas), além do S (para função Sport). O Fiat 500 Abarth também utiliza esse layout por botões em algunas versões especiais vendidas na Europa. Aqui no Brasil, porém, ele é apenas manual, com alavanca convencional.

Chevrolet Spin / Ford EcoSport – Grade frontal ativa

Com foco na economia de combustível, a Chevrolet Spin ganhou na linha 2017 um novo sistema ativo da grade frontal. Para otimizar a aerodinâmica e a refrigeração do motor, ela abre ou fecha as aletas conforme a necessidade. Em situações de alta velocidade, por exemplo, a minivan fecha parte da grade frontal para diminuir o fluxo de ar. Essa mesma solução estará no Ford EcoSport reestilizado, que chega às lojas no final de julho.  

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.