11/07/2018 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
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Tem hatch e sedã
Apesar de o Yaris ter sido antecipado como uma espécie de “mini-Corolla”, a Toyota apresentou o modelo por aqui com duas opções de carroceria: hatch e sedã. Apesar de parecer uma repetição do que ocorreu no Etios, vale lembrar que, fora do Brasil, a marca também vendo um Corolla hatch. Então, sem muita novidade nesse quesito.
Tem itens de Etios e Corolla
O Toyota Yaris chegou aproveitando um pouco de cada um dos sedãs da marca. Do Etios, pegou a plataforma do sedã, mas modificada. No entanto, o entre-eixos é o mesmo: 2,55 m. Além disso, também usa os mesmos motores 1.3 e 1.5 flex do Etios, mas 101 cv e 110 cv, respectivamente com etanol. O que dá 3 cv a mais no Yaris.
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O câmbio das versões manuais tem seis marchas como no Etios. No entanto, ao contrário do Etios que tem câmbio automático de quatro velocidades, a Toyota optou por uma transmissão do tipo CVT, como no Corolla.
Sedã brigará com City, Cronos e Virtus
Apenas oferecido com motor 1.5, o Yaris sedã tem a mira apontada para o Honda City, que tem porte e motorização similares. Além deles, por sua faixa de preços, o modelo da Toyota tem tudo para beliscar vendas de Fiat Cronos e VW Virtus. Seus preços variam entre R$ 63.990 e R$ 79.990.
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Já o hatch mira Fit, Argo e Polo
Da mesma forma, o Yaris hatch chegou no meio da onda de crescimento dos “compactos premium” e deve brigar carro a carro com os respectivos hatchs de Honda, Fiat e VW. Seus preços variam entre R$ 59.590 e R$ 77.590.
É o único entre os rivais diretos a oferecer teto solar
Tanto no lançamento do Fiat Argo/Cronos quanto no do VW Polo/Virtus, os leitores do iCarros notaram a mesma coisa: nenhum oferece teto-solar nem como opcional. O mesmo vale para a dupla Fit/City da Honda. Para o Toyota, no entanto, o equipamento vem de série nas configurações mais completas.
Yaris poderia ter chegado antes do Etios
Reza a lenda que, antes de trazer o Etios ao Brasil, a Toyota tentou já tentava trazer o Yaris. No entanto, o custo final dos modelos fez a diferença, já que o Etios, mesmo não tendo os atributos estéticos do Yaris, sairia mais barato.
Modelo existe há muito tempo
O Yaris pode ter chegado ao Brasil em 2018, mas ele já existe lá fora ao menos desde 1999. Nos mercados externos, já chegou a ser vendido com vários nomes, como Echo, Vios e Vitz. Nos EUA chegou até a ser vendido pela Mazda, como Mazda2.
Nosso Yaris equivale à terceira geração do carro
Como dito, o Yaris foi apresentado pela Toyota em 1999 e tinha até opção cupê. A segunda geração chegou em 2005, enquanto a terceira (e atual) em 2013. Em termos de visual, nosso carro é mais alinhado com o vendido na Tailândia.
É a primeira a não ter painel central
Uma das grandes reclamações do público brasileiro com o Etios é o seu painel de instrumentos instalado em posição central. O nosso Yaris já não tem essa questão, adotando um painel convencional. Mas fica a recordação: até a segunda geração, o painel do Yaris era central como no Etios.
Sensor de ré e DRL? Só na concessionária
Apesar de ter câmera de ré a partir das versões mais caras, a Toyota não entrega dois itens muito procurados: sensor de ré e Luz Diurna de LED (DRL). Mesmo as configurações mais completas do hatch e do sedã saem da fábrica sem tais itens. Quem os quiser terá que apelar para as concessionárias, que podem fazer a instalação dos equipamentos sem afetar a garantia.
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