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Toyota e Honda são consideradas marcas com melhor pós-venda

Pesquisa feita pela J.D. Power revelou que as japonesas são as campeãs na hora da revisão

13/06/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Estudo divulgado pela J.D. Power com 4.920 proprietários de carros no Brasil revelou que Toyota e Honda são as marcas preferidas do consumidor no pós-venda. Entre as marcas de luxo, apenas a Audi ficou acima da média de satisfação indicada pelo órgão.

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A pesquisa foi realizada entre novembro de 2018 e abril de 2019 tomando como base carros adquiridos entre dezembro de 2015 e novembro de 2017. Para classificação, era preciso que o veículo tenha passado por ao menos um serviço na concessionária. A J.D. Power classifica as marcas em um ranking de até 1.000 pontos.

Poder asiático

As três primeiras posições do ranking foram dominadas por fabricantes orientais. Toyota levou a coroa com 845 pontos, mantendo sua liderança desde que a pesquisa foi criada. A Honda aparece em segundo lugar com 835 pontos, bastante próxima de Hyundai HMB (833 pontos), Citroën (831 pontos) e Hyundai CAOA (831).

O curioso é notar que a Peugeot, considerada uma das melhores marcas na hora da venda, segundo pesquisa da J.D. Power, amargou a antepenúltima posição do ranking de pós-venda, com 801 pontos. Sua irmã Citroën, que não havia pontuado bem no outro ranking, ficou em 4º lugar aqui.

Já entre as marcas de luxo, apenas a Audi ficou acima da nota de corte da J.D. Power. Com 864 pontos, ela estava 20 pontos acima da média. BMW, Mercedes-Benz e Land Rover fecham o ranking. Segundo o órgão, a Volvo não participou do estudo por conta da pequena amostra coletada.

O que influencia o ranking?

De acordo com os critérios da J.D. Power, o ranking abrange a satisfação do cliente com os serviços de concessionárias, examinando cinco fatores (listados em ordem de importância): início do serviço, qualidade do serviço, consultor técnico, instalações da concessionária e retirada do veículo.

Há elementos importantes elencados pelo consumidor, como a cobertura total da garantia do carro a todos os defeitos que ele apresente. Além disso, os consumidores diminuem muito sua nota de satisfação quando uma concessionária cobra por serviços extras. A negligencia no atendimento, descumprimento de datas combinadas e falta de explicação sobre os serviços também são pontos que diminuem as notas das marcas.

Confira o ranking J.D. Power sobre satisfação no pós-venda

Marcas de volume

1. Toyota: 845 pts. – Veja ofertas
2. Honda: 835 pts. – Veja ofertas
3. Hyundai HMB: 833 pts. – Veja ofertas
4. Citroën: 831 pts. – Veja ofertas
5. Hyundai CAOA: 831 pts. – Veja ofertas
6. Chevrolet: 822 pts. – Veja ofertas
7. Ford: 820 pts. – Veja ofertas
8. Kia: 816 pts. – Veja ofertas
9. Nissan: 813 pts. – Veja ofertas
10. Jeep: 812 pts. – Veja ofertas
11. Volkswagen: 810 pts. – Veja ofertas
12. Mitsubishi: 804 pts. – Veja ofertas
13. Peugeot: 801 pts. – Veja ofertas
14. Fiat: 795 pts. – Veja ofertas
15. Renault: 791 pts. – Veja ofertas

Marcas de luxo

1. Audi: 864 pts. – Veja ofertas
2. BMW: 843 pts. – Veja ofertas
3. Mercedes-Benz: 840 pts. – Veja ofertas
4. Land Rover: 836 pts. – Veja ofertas

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