24/07/2017 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Responsável pelo desenvolvimento de diversos modelos locais, o mercado automotivo brasileiro tem algumas particularidades. Aqui, hatches médios não vendem tão bem quanto os sedãs de mesmo porte, enquanto o segmento de peruas, aos poucos, vai diminuindo. Por esse motivo, alguns modelos vendidos por aqui não recebem todas as versões e tipos de carroceria oferecidos ao redor do mundo: na lista há espaço para um SUV rival de Chevrolet Trailblazer, um sedã derivado do Ka que não é o Ka+ e um Jetta que faz inveja ao Golf GTI.
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Dacia Logan MCV
Presente desde a primeira geração do compacto da Renault, a perua Logan MCV foi vista no Brasil em testes algumas vezes. Com o mercado de peruas compactas restrito à Fiat Weekend e Volkswagen SpaceFox, a perua Logan teria de dividir o mesmo espaço e faixa de preço com seu irmão sedã e os SUV de entrada Duster. Se bem que a versão aventureira Stepway poderia ter alguns adeptos por aqui.
Ford Everest
Vendido na Austrália, Europa e China, o Ford Everest é a versão SUV da picape Ranger, seguindo a mesma fórmula das duplas Chevrolet S10 e Traiblazer e Toyota Hilux e SW4. Não presente nas gerações anteriores da Ranger, o Ford Everest foi lançado pouco antes da reestilização da picape, trazendo elementos visuais e interior mais refinado que só seriam incorporados à sua irmã praticamente um ano depois.
Honda Civic Hatch
Ao menos por enquanto, o Brasil conta apenas com a versão sedã do Civic, mais tradicional e preferida pelos consumidores locais. Na Europa e, surpreendentemente, nos Estados Unidos, o médio conta também com versão hatch. Com estilo mais ousado e para-choques ostentando visual esportivo e exagerado, o Civic Hatch é o único da família a receber a endiabrada versão Type R com motor 2.0 de 320 cv.
Toyota Auris
Vendido nos Estados Unidos como Corolla iM, o Toyota Auris, apesar do visual completamente diferente, não passa da versão hatch do conhecido sedã médio líder do mercado brasileiro. O estilo é mais ousado e esportivo que o Corolla, trazendo alguns elementos do RAV4, como traseira truncada e faróis finos. Na Europa, ele conta até com uma versão perua que, se fosse vendida no Brasil, resgataria os viúvos da Fielder, comercializada por aqui entre 2005 e 2008.
Ford Figo Aspire
Meio termo entre o Ka hatch e o sedã Ka+, o Ford Figo Aspire pode ser um pouco difícil de ser compreendido pelos brasileiros acostumados aos sedãs tradicionais. Os sedãs encurtados como ele existem na Índia por conta da tributação reduzida para carros com até 4 m de comprimento. O resultado final acaba por lembrar os hatchs médios do século passado, como o Ford Escort.
Fiat Avventura
Derivado do recém aposentado (no Brasil) Fiat Punto, o Avventura é uma interpretação indiana de como seria um Punto Adventure. Com dianteira reestilizada em relação ao modelo vendido por aqui, o Avventura tem estilo parrudo, suspensão elevada, muito plástico pela carroceria e estepe na traseira. Apesar da pegada off-road, ele conta até com uma versão Abarth. Para os que não gostam do estepe, a Fiat oferece o Urban Cross, uma versão light do Avventura.
Volkswagen Jetta GLI
Aqui no Brasil, a Volkswagen utiliza o slogan “O esportivo disfarçado de sedã” para vender o Jetta. Porém, nos Estados Unidos e na China, o Jetta conta com uma versão verdadeiramente esportiva. Chamada de GLI, a opção apimentada do sedã pode ser interpretada como o Golf GTI com porta-malas saliente. A receita é a mesma: motor 2.0 TSI de 220 cv, para-choques esportivos, rodas maiores, aerofólio e o mesmo volante usado em outros GTI da Volkswagen.
Ford Mondeo
Na Europa, o nosso Ford Fusion é chamado de Mondeo e possui uma vasta família. Os europeus contam com o sedã tradicional, mas preferem a versão hatch do Mondeo, que tem vidro traseiro mais inclinado e tampa do porta-malas mais curta em relação ao Fusion. Outro derivado da dupla Fusion e Mondeo que não é vendido no Brasil é a elegante perua. Enquanto nos Estados Unidos o Fusion ataca com versão Sport com motor V6, os europeus ficam com a superluxuosa versão Vignale, disponível para as três opções de carroceria.
Citroën C4
Na geração anterior, a Citroën trouxe ao Brasil o C4 em suas três opções de carroceria: cupê (VTR), hatch e sedã (Pallas). Com a chegada da segunda geração, a marca preferiu concentrar forças no sedã, modelo mais vendido. Na Europa, o C4 hatch continua vivo: o estilo tem alguns diferenciais em relação ao C4 Lounge vendido no Brasil, como entre-eixos mais curto, dianteira com para-choque menos ousado e faróis com LEDs. Desde o lançamento do aventureiro C4 Cactus, o C4 hatch vem perdendo espaço até no Velho Continente.
Kia Cerato
Além do sedã, o Kia Cerato conta com duas versões um pouco mais esportivas: hatch e o cupê Koup. O hatch segue o mesmo estilo da dianteira do sedã, porém a traseira arredondada e esportiva lembra um pouco a nova geração do Chevrolet Cruze Sport6. Já o Koup tem estilo próprio na dianteira, com para-choques mais esportivos e grade frontal fina. Contudo, as duas portas a menos dão a ele um charme diferenciado.
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