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Top 10: carros mais baratos com ESP

Equipamento será obrigatório no País até 2022. Enquanto isso não acontece, veja os carros que já trazem o item de série

11/02/2016 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação e iCarros / Fonte: iCarros

 
 
 
 
  • Top 10: carros mais baratos com ESP
  • Top 10: carros mais baratos com ESP Ford Ka SEL 1.0 – R$ 47.590 Ford Ka+ SEL 1.0 – R$ 50.590 Smart Fortwo mhd Coupé – R$ 55.900 Fiat 500 Cult – R$ 56.900 Volkswagen Fox Pepper – R$ 57.490 Ford New Fiesta Hatch SE 1.6 – R$ 57.690 Renault Sandero RS – R$ 59.280 Ford New Fiesta Sedan SE 1.6 – R$ 61.590 Ford Focus Hatch SE 1.6 – R$ 69.900 Peugeot 308 Allure – R$ 71.490 BÔNUS: Abaixo de R$ 100 mil
     
 
Depois dos airbags frontais e dos freios ABS, o próximo equipamento de segurança a se tornar obrigatório em todos os carros vendidos no Brasil será o controle de estabilidade. A resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que o item deverá equipar os modelos novos feitos a partir de 2020 e todos os veículos comercializados no País até 2022.

O controle eletrônico de estabilidade, conhecido pelas siglas ESP (do alemão Elektronisches Stabilitätsprogramm) e ESC (do inglês Electronic Stability Control), já é obrigatório na Europa desde 2011. Por meio de sensores, esse sistema identifica quando há perda de tração nas rodas e atua junto com os freios para manter o veículo na trajetória original, evitando assim derrapagens em curvas ou pisos com baixa aderência.

Neste mês, o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou um levantamento feito com 917 versões de 299 modelos de veículos nacionais e importados à venda no País no ano passado, sendo que 549 versões traziam o sistema de segurança de fábrica. Em relação aos números de 2014, que eram 499 versões, o aumento foi de 22,3%. Já a Proteste estima que o ESP esteja disponível em somente 5% a 10% dos veículos comercializados no mercado brasileiro. Para a associação de defesa dos direitos dos consumidores, o ESP reduz em 50% o risco de acidentes fatais em manobras bruscas. Mas enquanto ele não é obrigatório por aqui, confira a seguir os modelos mais baratos que já vêm com o equipamento de série.
 
 

Leia mais: 
Cresce o número de carros com ESP em 2015 
Associação pede controle de estabilidade para 2017 
Órgãos pedem obrigatoriedade do controle de estabilidade 
Oferta de controle de estabilidade ainda é restrita 

 

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